Sustentabilidade

Casal usa caixas para criar sistema que conserva alimentos sem eletricidade

por: Redação Hypeness

Tali Signorile é artista plástica e Héctor Pereyra, arquiteto. Juntos, eles desenvolveram um sistema capaz de conservar a maioria dos alimentos sem eletricidade: a Caixa Verde.

O casal de argentinos trabalhou no projeto durante anos. Seu objetivo era criar um móvel onde fosse possível guardar alimentos fora da geladeira, economizando eletricidade e mantendo seu frescor.

Dessa pesquisa surgiu a Caixa Verde, uma instalação de madeira e vidro que usa areia e água para melhorar a conservação de ovos, frutas, legumes e verduras. A capacidade de armazenamento é de 20 kg a 30 kg de alimentos, que devem ser guardados em módulos próprios por até duas semanas.

Tali e Héctor esperam que a invenção possa reduzir o desperdício de comida, tornando os itens visíveis aos olhos e melhorando sua conservação. A redução do desperdício também poderá ser sentida na conta de luz, visto que a geladeira poderia ser usada apenas para guardar carnes, lácteos e alimentos já preparados.

Ao Socialab, o casal de empreendedores disse que a ideia para criar o utensílio surgiu ao se questionarem sobre como era feita a conservação de alimentos antes da existência da geladeira. Em busca dessa resposta, chegaram a tratados de conservação de alimentos do século 18 e adaptaram os conhecimentos com o aval da empresa de tecnologia agropecuária Crop Biotech.

No momento, as caixas estão disponíveis para venda na Argentina, através do site La Caja Verde. Os preços variam entre 13.900 e 15.900 pesos argentinos (cerca de R$ 1.150 a R$ 1.300), dependendo do tamanho escolhido e as entregas são gratuitas no país.

Veja mais fotos da Caixa Verde

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Brasil acende alerta para crise hídrica parecida com falta de água histórica de 2014