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Protagonizada por Gisele Bündchen – usando as grifes Prada e Chloé, a capa da nova edição da Vogue Brasil, que celebra os 45 anos da revista, sugere um ‘novo normal‘ diante do período delicado que a humanidade atravessa em função da pandemia de coronavírus e infectados pela Covid-19.
Não foi de se espantar que muita gente não se identificou com esse ‘novo normal‘ e a publicação tem sido criticada nas redes sociais.
A @VogueBRoficial é tão lunática. Olha a diferença quando comparamos com outras publicações. Até porque usar Chloé (milhares de R$) deve ser mesmo o “Novo Normal”. Na 2ª opção de capa, Gisele usa PRADA. Duas empresas que ficarão tranquilas nesta crise. Mas e a moda NACIONAL? pic.twitter.com/PcS8MutGnt
— Felipe Café (@felipecafe) May 4, 2020
marie claire brasil: mulheres (brancas) no comando
vogue brasil: novo normal, querendo dizer sobre simplicidade (gisele bundchen com uma blusinha prada na capa) sem contar a falta de time para o momento de PANDEMIA que estamos vivendo
as duas a 80km/h
exausta pic.twitter.com/8fPaDhkXNR— pistoleira jovem guarda (@judepaulla1) May 3, 2020
A capa da vogue brasil sobre o coronavirus é uma das coisas mais vergonhosas que vi na vida. A total incompetência e falta de empatia de quem colocou Gisele Bundchen e o título Novo normal é de chocar qualquer pessoa com o mínimo de noção.
— mundinho fetch the bolt cutters br (@ly_carr) May 2, 2020
simplicidade com giselle bundchen usando prada
espero que o NOVO NORMAL envolva soltar a alça do caixão dessa fase do jornalismo de moda pic.twitter.com/Goasc399t9
— ombudsgirl da internet (@raulaniava) May 4, 2020
A capa da Vogue desse mês é o retrato de como nosso ‘jornalismo de moda’ no país vive em um tempo e espaço completamente delirante e alienado. Gisele de Chloe mostrando a casare verão na costa rica: NOVO NORMAL. pic.twitter.com/qNCvja63gw
— Cezar Apresentador (@cezarfig) May 4, 2020
E não faltaram bons exemplos para a redação brasileira: revistas de moda em todo o mundo têm buscado soluções criativas para se posicionar nesse contexto. Dentro da mesma franquia, a Vogue Itália decidiu publicar uma capa totalmente em branco, sem fotos, para a sua edição de abril, pela primeira vez na história da revista.
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Gisele no Brasil e o ‘novo normal’ na capa da Vogue Itália
Já a Marie Claire mexicana foi elogiada por colocar uma representante dos profissionais de saúde na sua capa de maio, determinando-os como os novos influenciadores.
Leitores da Vogue especularam se a pauta e a abordagem foram mantidas em função da data comemorativa da revista – algo que pode justificar um ensaio feito já há alguns meses, antes da pandemia começar. Contudo, essa desculpa ainda não cai bem na comparação com as perdas que o país tem enfrentado.
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No perfil da Vogue Brasil no Instagram, está clara a tentativa de associar a história de Gisele com a pandemia de coronavírus, mas sem sucesso. “Nas páginas, refletimos sobre como a simplicidade é mais que uma tendência de moda, mas parte vital do ‘novo normal’”.
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A publicação de Gisele em seu perfil também pareceu desconexa: “O momento de reclusão nos faz, de alguma forma, reavaliarmos nossas vidas. É um convite a rever nossas prioridades e valores. A vida nos deu um chacoalhão e nos fez olhar não só para dentro de nós mesmos, mas para como agimos e nos relacionamos com o outro”.
Aos 19 anos, a fundadora do Portal das Modas se posicionou sobre a capa e mostrou muito mais maturidade do que os editores da Vogue, que chegaram a entrar em disputas online para defender o posicionamento da revista – que, nesse momento, deve, no mínimo, um pedido de desculpas.
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