Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Atenção, cuidado com o golpe! Segundo informações do UOL, diversos golpistas estão se aproveitando da pandemia de coronavírus – e da enxurrada de informações – para aplicar golpes via Whatsapp. Os estelionatários, diz a reportagem, se passam por institutos de pesquisa, como o Datafolha, e começam a fazer uma pesquisa, com linguagem técnica e rebuscada. Após concluírem o questionário, pedem para o entrevistado enviar um número de confirmação que chega por SMS.
– Como funciona o golpe do vômito, que preocupa Uber nos EUA
Golpe do Whatsapp tem feito diversas vítimas durante a crise do coronavírus
“Ele pergunta sobre covid, se alguém da família teve sintomas. A linguagem é bem técnica e ao final ele fala: ‘para confirmar sua pesquisa, foi enviado para o seu celular via SMS seis dígitos para confirmar a pesquisa. Você pode me informar por favor?’ Quando você informa, ele clona seu WhatsApp”, afirmou uma vítima ao UOL.
Basicamente, com um celular sem chip ativado, eles usam o número do usuário e tentam logar na conta do WhatsApp quando a vítima termina a pesquisa. Os estelionatários enviam o código de segurança e a pessoa perde acesso a suas conversas pessoais.
– Usuária faz alerta no Facebook para golpe por meio do app da Uber
Não é a primeira vez que bandidos utilizam o coronavírus como chance para tentar ganhar alguma coisa ilegal: golpes relativos ao auxílio emergencial atingiram mais de 7 milhões de pessoas, que clicaram em links maliciosos e perderam seu CPF graças a estelionatários virtuais, segundo a PSafe.
“Em momento nenhum, nas pesquisas do Instituto Datafolha, são enviadas mensagens de confirmação”, disse, à Folha de S. Paulo, Mauro Paulino, diretor do instituto de Pesquisa.
Veja os comentários no Twitter:
Recebi umas 20 vezes hoje um áudio sobre áudio do golpe que estão dando usando nome da pesquisa do DataFolha.
— William Santana (@SouwilliamJs) May 25, 2020
Amiga da minha mãe recebeu uma mensagem via whatsapp dizendo se tratar de uma pesquisa do Datafolha sobre o uso da cloroquina. Ela foi na sede de responder que era a favor, sem saber que tá rolando um golpe pelo wpp que usa essa “pesquisa” do Datafolha.
— Cebolaina_Jones (@el_cebolit0) May 27, 2020
Minha mãe me encaminhou um áudio associando aquele golpe do WhatsApp (confirmar 6 digitos etc) com pesquisa DataFolha sobre COVID.
Fiquei numa sinuca de bico porque realmente tem cheiro de ser coisa contra pesquisa de COVID mas tem que ter cuidado com esse povo pedindo código.— dr leitadas do sus (@caiofad) May 26, 2020
Publicidade
Fanáticos por games já têm compromisso certo esse final de semana. O encontro está marcado com o site da Internet...
A internet já comprovou que não há barreira para o compartilhamento de conteúdo que ela não seja capaz de...
Em meio à crise do novo coronavírus, as empresas continuam criando suas inovações e mantendo operações online. A...
Bebida originária da Europa Oriental, a vodka é um destilado que pode ser obtido a partir do arroz, cevada, milho,...
Uma equipe de cientistas ingleses realizou um inusitado experimento com uma das múmias do Museu da Cidade de Leeds, no...
Um dos males contemporâneos que mais assolam os desorganizados ou atarefados é o acumulo de e-mails em nossas caixas...
Você é capaz de discernir vídeos reais daqueles editados para parecerem reais? Com o avanço a tecnologia, treinar o...
Nova York é um dos destinos mais buscados dos EUA. Os arranha-céus, parques, bares e restaurantes da Big Apple, a...
Um grupo de 150 funcionários da start-up russa Xsolla foi demitido por e-mail após o CEO da empresa, Aleksandr...