Inspiração

Coronavírus: Magic Johnson empresta R$ 556 milhões para ajudar negócios geridos por negros e mulheres

por: Vitor Paiva

Um dos maiores jogadores da história do basquete, Magic Johnson era uma referência nas quadras da NBA com a camisa dos Los Angeles Lakers – e, atualmente como um empresário de imenso sucesso e um militante pela prevenção contra o HIV, Magic segue como uma liderança em seu país. Enquanto o governo dos EUA parece determinado a competir com o governo brasileiro pelo título de pior liderança durante a pandemia, Magic anunciou empréstimos de 100 milhões de dólares para pequenos e médios negócios geridos por minorias, especialmente mulheres negras, atingidos pela pandemia do coronavírus.

O ex-jogador e empresário Earvin “Magic” Johnson © Getty Images

O empréstimo se dará através da EquiTrust Life Insurance Co., empresa de seguro da qual Magic é sócio majoritário, em parceria com a BEM Capital Partners, empresa credora especializada em empréstimos justamente para negócios geridos por minorias. “São negócios incríveis, pequenos negócios, que funcionam como pilares da comunidade e que também empregam muitas pessoas negras em nossas comunidades”, disse o ex-jogador. A parceria irá oferecer os empréstimos através do Paycheck Protection Program (PPP), programa do governo para ajudar pequenos negócios durante a crise da atual pandemia.

Magic na EquiTrust © divulgação

O objetivo da iniciativa de Magic é ajudar até 100 mil pequenos negócios, a fim de não só ajuda-los a enfrentar o atual momento, como também para corrigir um problema do contexto atual: a dificuldade desses negócios geridos por mulheres negras de conseguirem empréstimos. Os primeiros 350 bilhões de dólares já foram gastos pelo PPP, mas uma das mais severas críticas recebidas pelo programa foi justamente a dificuldade de mulheres negras, latinos ou de outras minorias de conseguirem o dinheiro. Nos valores atuais, o empréstimo oferecido pela empresa de Magic equivale a cerca de R$ 556 milhões.

Magic ainda como jogador, com troféu de um de seus títulos pelo Lakers © divulgação

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Richarlison da seleção, ao falar sobre apagão no Amapá, mostra mais consciência do que autoridades