Inovação

Coronavírus: mapa mostra risco de contrair covid-19 na rua da sua casa

por: Yuri Ferreira

Um mapa desenvolvido por um estudante da Universidade Federal do Paraná mostra o risco de contrair covid-19 na rua da sua casa. A plataforma Juntos Contra o Covid, desenvolvida pelo aluno de medicina da UFPR Faissal Nemer Hajar, coleta informações espontâneas dos usuários e, através de um algoritmo validado pelo Ministério da Saúde e pela Fiocruz, exibe informações sobre o novo coronavírus com geolocalização.

Usuários respondem anonimamente formulários sobre sua situação de saúde, se testaram para doença e se fizeram viagens ao exterior recentemente e o mapa mostra se na localização próxima da sua casa ou do seu trabalho existem pessoas infectados, mostrando se a possibilidade de pegar a covid-19 é alta, média ou baixa. A possibilidade sempre está no ar, porque mesmo indivíduos assintomáticos podem transmitir a doença. Acesse o site do Juntos contra o Covid.

– Experimento mostra coronavírus no ar por 14 minutos e transmissão por fala

Mapa com informações geográficas sobre o novo coronavírus pode auxiliar fortalecimento de políticas públicas e distanciamento social

“O Juntos Contra o Covid conta com a participação voluntária do público em geral, solicitando apenas alguns segundos para nos informar se você ou seus familiares estão saudáveis ou doentes. Analisamos milhares de relatórios e os mapeamos para gerar visões nacionais da infecção pelo coronavírus, fornecendo às autoridades de saúde pública e pesquisadores informações anônimas em tempo real que podem ajudar a encerrar a pandemia e impedir que o vírus se alastre”, afirma o site oficial da campanha.

Com o banco de dados do formulário, um algoritmo validado pelo Ministério da Saúde e pela Fiocruz mede a probabilidade de infecção em cada região. A cada cinco minutos, as informações são atualizadas. É possível digitar seu endereço e descobrir como estão os arredores da sua casa ou de familiares.

– Coronavírus: mais de 50% dos brasileiros têm pelo menos um fator de risco para doença

Em São Paulo, os dados ainda não batem com as informações reais, tendo em vista que a plataforma precisa ser alimentada pelos próprios contaminados. Por isso, é importante divulgar o mapa para todo mundo, fazendo um banco de dados ainda mais completo. Em Curitiba, onde o projeto surgiu, o banco de dados é bastante completo.

O Juntos contra o Covid conta com o apoio da Amazon Web Services, da Gebit, da Cloudster e da Across, além de contar com um financiamento coletivo via picpay e vakinha.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Conheça os primeiros indígenas autorizados a produzir maconha medicinal