Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um mapa desenvolvido por um estudante da Universidade Federal do Paraná mostra o risco de contrair covid-19 na rua da sua casa. A plataforma Juntos Contra o Covid, desenvolvida pelo aluno de medicina da UFPR Faissal Nemer Hajar, coleta informações espontâneas dos usuários e, através de um algoritmo validado pelo Ministério da Saúde e pela Fiocruz, exibe informações sobre o novo coronavírus com geolocalização.
Usuários respondem anonimamente formulários sobre sua situação de saúde, se testaram para doença e se fizeram viagens ao exterior recentemente e o mapa mostra se na localização próxima da sua casa ou do seu trabalho existem pessoas infectados, mostrando se a possibilidade de pegar a covid-19 é alta, média ou baixa. A possibilidade sempre está no ar, porque mesmo indivíduos assintomáticos podem transmitir a doença. Acesse o site do Juntos contra o Covid.
– Experimento mostra coronavírus no ar por 14 minutos e transmissão por fala
Mapa com informações geográficas sobre o novo coronavírus pode auxiliar fortalecimento de políticas públicas e distanciamento social
“O Juntos Contra o Covid conta com a participação voluntária do público em geral, solicitando apenas alguns segundos para nos informar se você ou seus familiares estão saudáveis ou doentes. Analisamos milhares de relatórios e os mapeamos para gerar visões nacionais da infecção pelo coronavírus, fornecendo às autoridades de saúde pública e pesquisadores informações anônimas em tempo real que podem ajudar a encerrar a pandemia e impedir que o vírus se alastre”, afirma o site oficial da campanha.
Com o banco de dados do formulário, um algoritmo validado pelo Ministério da Saúde e pela Fiocruz mede a probabilidade de infecção em cada região. A cada cinco minutos, as informações são atualizadas. É possível digitar seu endereço e descobrir como estão os arredores da sua casa ou de familiares.
– Coronavírus: mais de 50% dos brasileiros têm pelo menos um fator de risco para doença
Em São Paulo, os dados ainda não batem com as informações reais, tendo em vista que a plataforma precisa ser alimentada pelos próprios contaminados. Por isso, é importante divulgar o mapa para todo mundo, fazendo um banco de dados ainda mais completo. Em Curitiba, onde o projeto surgiu, o banco de dados é bastante completo.
O Juntos contra o Covid conta com o apoio da Amazon Web Services, da Gebit, da Cloudster e da Across, além de contar com um financiamento coletivo via picpay e vakinha.
Publicidade
Em alguns anos, as tatuagens podem deixar de ser apenas uma questão de estilo para ser também um assunto de saúde,...
Por meio de comunicado oficial, lançado neste fim de semana, a Claro anunciou que instalou um comitê de crise que vai...
A Land Rover criou uma ação fantástica em Dubai. Distribuiu para os clientes da marca um manual de sobrevivência...
Com a legalização da maconha não só para uso medicinal como também recreativo no estado da Califórnia, nos EUA,...
Estalar os dedos, assobiar, mostrar um pedaço de carne ou uma comida qualquer. Quanto malabarismo você faz para...
Um novo aplicativo criado pela Microsoft promete ajudar pessoas com deficiência visual a entender melhor o que está...
A fornecedora de materiais esportivos da seleção afegã de futebol, a empresa dinamarquesa Hummel, desenvolveu novos...
Hoje em dia, fazer a própria cerveja é o máximo do cool, e quanto mais original, artesanal e exótica ela for,...
A energia hidrelétrica, apesar de ser considerada renovável, possui grandes impactos socioambientais. Se o Brasil é...