Ciência

Drauzio Varella receberá prêmio da OMS por atuação na medicina

por: Yuri Ferreira

O Dr. Drauzio Varella será premiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por sua atuação na medicina, em especial, no combate ao tabagismo no nosso país, noticia o blog do Lauro Jardim. A premiação faz parte da iniciativa da OMS no controle ao tabagismo, reconhecido no Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado todo dia 31 de maio desde 1987.

Com indicação do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e da ONG Aliança de Controle do Tabagismo (ACT Promoção da Saúde), Drauzio será homenageado junto com três instituições bolivianas, uma mexicana e o Ministério da Saúde Venezuelano, pelo trabalho para combater o fumo no Brasil.

– Coronavírus: Drauzio Varella exercita cidadania e ensina o jeito certo de lavar as mãos

Dráuzio Varella foi uma das mais importantes vozes contra o tabagismo no país que é visto como referência no combate ao vício

– Drauzio Varella afasta idolatria e diz que ‘mundo está louco’

O Brasil é um dos países que mais teve capacidade de reduzir o número de fumantes nos últimos anos, sendo reconhecido pela OMS como uma referência mundial para o controle do tabagismo. Em 2017, o total de fumantes na população brasileira era de 10,1% – superando a meta dos 15% recomendado pela ONU -, segundo o Ministério da Saúde. Em 1989, 34,8% da população brasileira consumia tabaco. Uma das principais vozes contra a indústria do fumo na imprensa é a de Drauzio Varella, que inclusive, foi fumante por muito tempo.

O médico, no entanto, se tornou corredor e acumula medalhas de participações em maratonas ao redor do mundo. Ele comenta com bom humor como largou o vício.

“Eu sou pior, eu era médio e fumava. Eu trabalha no Hospital do Câncer e andava com um maço de cigarro no bolso. Quando eu dizia aos meus pacientes que eles precisavam parar de fumar, eles olhavam para o meu bolso. Eu não tinha caráter nenhum”, afirmou o médico em seu canal do Youtube.

– Drauzio Varella diz para esquecermos vida normal: ‘Vai demorar muito tempo pra voltar’

A premiação dada pela OMS é importante em um ano em que o médico foi duramente atacado após ter feito reportagens com mulheres trans em situação de encarceramento. O Presidente da República, inclusive, ironizou o médico em discursos oficiais na televisão e muitos de seus apoiadores comandaram ataques a Drauzio.

“Um popular influenciador em questões de saúde no Brasil, Drauzio Varella é um advogado da prevenção e do controle do câncer, que trabalha em estreita colaboração com as autoridades de saúde para alertar famílias sobre os perigos do tabaco, além de apoiar a eficácia dos impostos para reduzir o consumo”, diz a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) acerca do trabalho do médico oncologista.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estudante cria mochila que transforma água suja em potável