Arte

Edmund Dulac ilustrou contos de fadas com fantasia e Art Nouveau durante a Segunda

por: Gabriela Glette

Nascido em Toulouse, na França, em 1882, o ilustrador britânico-francês Edmund Dulac passou a vida em Londres e foi responsável por ilustrar livros de Edgar Allan Poe, Hans Christian Andersen e dezenas de outros clássicos. Dulad tem muito a nos ensinar sobre a arte como fuga, já que durante a Primeira Guerra Mundial, produziu livros de socorro e na Segunda, selos postais que anunciavam o reinado de Elizabeth II.

ilustrações Edmund Dulac 1

Após concluir a faculdade de direito, ele foi à Paris estudar artes e foi aí que tudo começou. Quando tinha apenas 22 anos, ele foi contratado pela editora J. M. Dent para ilustrar Jane Eyre. O sucesso foi tanto que ele começou a ser chamado para ilustrar diversos clássicos da época. Seu currículo é extenso e possui a edição original de ‘A Bela Adormecida’, e até mesmo William Shakespeare.

ilustrações Edmund Dulac 2

A prova de que a criatividade pode brotar de qualquer lugar e a qualquer momento, a história de sua vida e carreira se passou entre as duas guerras mundiais e era nos contos de fadas e na Art Nouveau que ele se inspirava para criar suas ilustrações. Coloridas e repletas de referências e detalhes, este artista não somente nos deu ilustrações literárias brilhantes, como continua nos ensinando sobre a importância de confiar na arte.

ilustrações Edmund Dulac 3

Em tempos de tantas incertezas quanto os que estamos vivendo, artistas do mundo inteiro estão em quarentena, mas continuam a produzir como nunca. Sem espetáculos, sem público e sem aglomerações, hoje eles trabalham de suas casas e tentam se adaptar a esta nova realidade. A arte e a cultura nunca se mostraram tão essenciais na vida das pessoas.

Publicidade

Fotos: Edmund Dulac


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Netflix vai além do ‘ligue djá’ e discute gênero em premiado documentário sobre Walter Mercado