Ciência

Enguias-de-jardim estão se esquecendo de humanos e aquário pede que pessoas enviem vídeos

por: Vitor Paiva

Na situação de quarentena que praticamente o mundo inteiro atravessa no momento, muita gente em todo o planeta vem sentindo falta profunda dos encontros – e não somente seres humanos: em um aquário público em Tóquio, no Japão, até as enguias-de-jardim estão sentindo falta das pessoas. E, não somente, segundo os funcionários do local, os bichinhos estariam esquecendo da existência dos humanos, o que pode representar um problema para quando a vida voltar ao normal.

As enguias-de-jardim do aquário de Sumida, em Tóquio © Maksim-ShutovUnsplash

A preocupação foi externada pelos funcionários através de uma mensagem inusitada transmitida pela conta do aquário Sumida no Twitter: “”Aqui está um pedido urgente”, diz o tweet. “Você poderia mostrar seu rosto, de casa, para as enguias de jardim?”. Acostumados com os rostos humanos sempre os olhando pelo vidro do aquário, as enguias-de-jardim podem, por conta do fechamento do local durante a quarentena, ao esquecer do semblante e da presença humana, reconhecer-nos no futuro como uma ameaça.

O aquário de Sumida, em Tóquio © Flickr

Para evitar tal singular dilema, o aquário realizou um “festival de exibição de rostos” entre os dias 03 e 05 de maio, com os vídeos enviados pelos seguidores. A exibição foi feita através de 5 tablets, posicionados de frente para o tanque, feito fossem pessoas – e as “visitas” foram então feitas a partir de chamadas de vídeo.

Alguns dos vídeos sendo exibidos para as enguias © Reuters

Animais sensíveis e muito cuidadosos, as enguias-de-jardim já estavam acostumadas com a presença humana – e é essa mesma sensibilidade que fez com que fosse sugerido aos usuários que acenassem e conversassem com os bichinhos, mas sem levantar a voz.

© Wikimedia Commons

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ciclone no litoral brasileiro pode causar tempestades em 9 estados; confira