Fotografia

Ensaio fotográfico mostra a vida em cores no Rio de Janeiro e no Brasil dos anos 1950

por: Vitor Paiva

Diante do atual cenário de quarentena e pandemia que enfrentamos em todo o mundo, não é preciso voltar muito no tempo para pensar sobre como as cidades eram diferentes, poucos meses atrás. Mas e se voltarmos anos no passado? Décadas? Como eram concretamente as ruas do Rio de Janeiro, os mercados de Manaus, o Brasil como um todo, nos anos 1950? Diversos perfis nas redes sociais, como Old Rio Photos, oferecem fotos como tais máquinas do tempo – e o site Vintage Everyday, também especializado em trazer o passado para a atualidade, levantou uma incrível série de fotografias da vida em cores do Brasil no ano de 1957.

O Rio de Janeiro em 1957

As fotos aqui dispostas foram tiradas para a revista estadunidense LIFE pelo fotógrafo Dmitri Kessel, para matéria intitulada “Growing Pains of a Big Country: Ambitious Brazil Has Great Riches, Fine Prospects — and Big Problems.” (“Dores de crescimento de um grande país: o ambicioso Brasil possui grandes riquezas, boas prospecções – e grandes problemas”, em tradução livre).

As areias cariocas, 1957

A belíssima silhueta noturna carioca, 1957

A reportagem falava de um Brasil do passado que lutava para crescer e corrigir suas tragédias, dimensionando os problemas do país com suas grandeza territorial e sua gigante população, mas lamentavelmente, mudando uma ou outra informação, poderia ter sido escrita ontem sobre o país de agora.

Os edifícios de São Paulo, 1957

Plantação de café no Paraná, 1957

Kessel registrou não somente os grandes centros urbanos como Rio, Salvador e São Paulo, mas também detalhes do interior do Brasil – incluindo plantações de algodão e café, o início da construção de Brasília e mercados flutuantes à beira do Rio Amazonas. Trata-se de um incrível documento de época, capaz de, em um mesmo gesto, nos lembrar das belezas e maravilhas do nosso país e dos horrores e das injustiças que tragicamente nos assolam desde então – e até hoje.

Salvador, 1957

Salvador, 1957

Salvador, 1957

Maiores detalhes da reportagem original podem ser acessados diretamente no site da revista LIFE.

Mercado à beira do Rio Amazonas, 1957

Casas ribeirinhas em Manaus, 1957

Casas de operários trabalhando na construção de Brasília, 1957

Plantação de algodão, 1957

Brasil, 1957

Brasil, 1957

Estação de trem, 1957

Rio Amazonas, 1957

Publicidade

© fotos: Dmitri Kessel/LIFE


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O cotidiano da zona de exclusão de Chernobyl pela lente do brasileiro Raul Arantes