Design

Escolher a tábua de cortar alimentos certa é uma ciência complexa que vai transformar sua cozinha

por: Vitor Paiva

Utensílio fundamental em toda cozinha que se preze para a preparação do cardápio de cada dia, a tábua de cortar pode parecer um mero suporte para nos auxiliar na hora do corte, mas a verdade é que a escolha da tábua correta é uma verdadeira ciência – que pode fazer toda diferença para a higiene, a duração da tábua e da faca, a saúde da lâmina e até mesmo de quem come. Entre os diversos tipos de tábua e as tantas possibilidades de uso se encontra a melhor maneira de usar tal utensílio – conforme mostra detalhado artigo no site GreenMe.

© PxHere

Segundo o artigo, a começar pelo tipo de tábua, devemos sempre evitar o plástico em favor das tábuas de madeira – pois o uso prolongado das facas sobre a superfície pode fazer com que minúsculas partículas plásticas se despedacem da tábua e contaminem os alimentos. Quanto mais dura e resistente for a madeira, mais longa será a vida útil de sua tábua – e mais fácil de manter a higiene em dia.

© PxHere

O artigo recomenda tábuas feitas de sucupira, muiracatiara ou mogno para o corte de carnes, e para legumes, pães ou queijos, madeiras mais moles e leves, como bambu ou pinus. O vidro também poderia ser uma boa opção para a higiene, mas sua dureza prejudica o fio da faca.

© Pexels

Assim, fica claro que o ideia é possuir tábuas diversas para usos diversos. O artigo ensina a fazer a selagem da tábua de madeira, utilizando somente óleo de cozinha, selando os veios da madeira dos dois lados e mantendo o óleo por 24 horas. Dicas devidas de higienização, com água fervente, sabão e secagem ao sol, e ainda uma receita para uma solução que promete manter a tábua limpa é detalhada no artigo – que pode ser acessado aqui – e pronto: afiadas as facas, vamos aos cortes!

© Wikimedia Commons

Publicidade

© fotos: créditos 


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Covid-19: inventor da máscara N95 abandona aposentadoria para combater vírus