Sustentabilidade

Esta vinícola em Napa Valley é cultivada organicamente desde 1985

por: Gabriela Glette

Patrocinado por:
Notice: Undefined index: facebook_titulo in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/single.php on line 90

Diversos fatores estão incluídos no impacto ambiental da produção do vinho, entre eles o transporte e uso de pesticidas e outros produtos químicos. Se pensarmos que o mundo consome cerca de 25 milhões de litros de vinho por ano, está mais do que na hora de reformular este processo de fabricação. Hoje diversas vinícolas vêm fazendo um trabalho de volta às origens e passaram a usar técnicas ecológicas, mas a Spottswoode Estate, situada em Napa Valley, na Califórnia, já faz isto desde 1985.

vinícola ecológica napa valley 1

O maior consumidor mundial de vinho, em termos absolutos, são os Estados Unidos e a região de Napa Valley é o destino queridinho dos amantes de vinho. Com centenas de vinícolas espalhadas pela região, uma delas é a Spottswoode Estate, propriedade que se tornou uma das primeiras vinhas da região a cultivar 100% organicamente, tornando-se líder em agricultura sustentável.

vinícola ecológica napa valley 2

A propriedade é familiar e tem muita história. O vinhedo nasceu em 1882 e sobreviveu a fatos importantes da história dos Estados Unidos, como a famosa Lei Seca, que proibiu a venda e o transporte de bebidas alcóolicas de 1920 a 1933. Em 1992 ela tornou-se uma das primeiras vinícolas do mundo a receber a certificação orgânica CCOF, resultado da ideologia visionária da marca, que foi a primeira vinícola a cultivar sem o uso de produtos químicos, pesticidas ou fertilizantes, muito antes da sustentabilidade se popularizar na comercialização de vinhos.

vinícola ecológica napa valley 3

Além disto, desde 2007 a Spottswoode se comprometeu a doar 1% de sua receita bruta anual para apoiar causas ambientais, tornando-se também uma das primeiras vinícolas lutando em prol da sustentabilidade. No mesmo ano, eles começaram a instalar matrizes solares para compensar o uso de energia e hoje 100% da energia utilizada no processo de fabricação é limpa e renovável. Fundada por uma mulher, a vinícola foi homenageada com o Green Medal Environment Award, em 2017.

Publicidade

Fotos: Spottswoode Estate Vineyard & Winery


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!


X
Próxima notícia Hypeness:
Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel