Arte

Fernando Pessoa: um passeio sonoro virtual pela Lisboa do poeta português

por: Gabriela Glette

Cada vez mais procurada por brasileiros em férias ou em busca de uma vida nova, já não é de hoje que Lisboa está na moda. Com ruas de paralelepipedo, vistas espetaculares e uma luz única, a capital portuguesa é repleta de encantos, boa comida e, ao menos para nós brasileiros, oferece aquele conforto único de falar a mesma língua que nós. No entanto, passear pelas ruas de Lisboa também é se perder pela obra de Fernando Pessoa, poeta tão conhecido no Brasil, quanto em sua terra natal. Apaixonado pela sua terra natal, ele não gostava de sair de lá e acabou deixando marcas inconfundíveis na cidade, que podemos conferir neste nostálgico podcast, verdadeiro passeio sonoro pela Lisboa de Fernando Pessoa.

lisboa fernando pessoa 1

A série documental nos oferece 15 episódios e pode ser feita de duas maneiras: através de um percurso geográfico na cidade de Lisboa, ou através de uma viagem imaginária fora do percurso sugerido. Quem conta as histórias são académicos especialistas em Fernando Pessoa, afinal, compreender a obra e todos os heterônimos deste mestre da literatura, não é pra qualquer um.

lisboa fernando pessoa 2

Entre muita literatura e poesia, alguns sobrinhos de Pessoa contam circunstâncias inéditas da vida do escritor, intimidades que escapam do conhecimento do público. Os episódios seguem uma ordem temporal e temática, mas o ouvinte pode também escolher a sua própria ordem, segundo as preferências e conveniências. Acesse aqui para acessar a série completa.

lisboa fernando pessoa 3

Os heterônimos de Fernando Pessoa

Estudos indicam que Fernando Pessoa utilizou 70 nomes diferentes durante sua vida. Há quem considere que todos eles são heterônimos de Pessoa, outros afirmam que ele tinha apenas 3: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. A genialidade de Pessoa era tanta que, estas personalidades criadas por ele não se diferenciavam apenas em relação ao estilo, mas também possuiam biografia.

Publicidade

Foto 1: reprodução

Fotos 2 e 3: Getty Images


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Artista de rua francês espalha imensas borboletas pelas paredes de cidades do mundo todo