Cada vez mais procurada por brasileiros em férias ou em busca de uma vida nova, já não é de hoje que Lisboa está na moda. Com ruas de paralelepipedo, vistas espetaculares e uma luz única, a capital portuguesa é repleta de encantos, boa comida e, ao menos para nós brasileiros, oferece aquele conforto único de falar a mesma língua que nós. No entanto, passear pelas ruas de Lisboa também é se perder pela obra de Fernando Pessoa, poeta tão conhecido no Brasil, quanto em sua terra natal. Apaixonado pela sua terra natal, ele não gostava de sair de lá e acabou deixando marcas inconfundíveis na cidade, que podemos conferir neste nostálgico podcast, verdadeiro passeio sonoro pela Lisboa de Fernando Pessoa.

A série documental nos oferece 15 episódios e pode ser feita de duas maneiras: através de um percurso geográfico na cidade de Lisboa, ou através de uma viagem imaginária fora do percurso sugerido. Quem conta as histórias são académicos especialistas em Fernando Pessoa, afinal, compreender a obra e todos os heterônimos deste mestre da literatura, não é pra qualquer um.

Entre muita literatura e poesia, alguns sobrinhos de Pessoa contam circunstâncias inéditas da vida do escritor, intimidades que escapam do conhecimento do público. Os episódios seguem uma ordem temporal e temática, mas o ouvinte pode também escolher a sua própria ordem, segundo as preferências e conveniências. Acesse aqui para acessar a série completa.

Os heterônimos de Fernando Pessoa
Estudos indicam que Fernando Pessoa utilizou 70 nomes diferentes durante sua vida. Há quem considere que todos eles são heterônimos de Pessoa, outros afirmam que ele tinha apenas 3: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. A genialidade de Pessoa era tanta que, estas personalidades criadas por ele não se diferenciavam apenas em relação ao estilo, mas também possuiam biografia.