Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um mês antes do primeiro registro oficial, o coronavírus já estava presente no Brasil, causando doença e a primeira morte. A primeira falecimento por Covid-19 no Brasil ocorreu no Rio de Janeiro, na quarta semana epidemiológica – como o Ministério da Saúde divide o ano, semanas que começam num domingo e vão até o sábado – entre 19 e 25 de janeiro.
É o que dizem as novas estimativas divulgadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que afirmam também: a transmissão local ou comunitária já estava em curso em São Paulo, em 4 de fevereiro, muito antes do 13 de março, data dos registros oficiais.
– Jovens são os mais infectados por coronavírus no Brasil; veja números
De acordo com os dados da instituição, em 26 de fevereiro, quando foi anunciado o primeiro caso, o coronavírus já circulava pelo país fazia um mês, destaca a pesquisa, a primeira a indicar o período do início da transmissão no Brasil. O estudo foi realizado por meio de uma inovadora metodologia estatística de inferência, que usa como base os registros de óbitos do Ministério da Saúde.
Isso significa que, quando o Brasil começou a monitorar o coronavírus em fronteiras e aeroportos, a partir de 13 de março, ele já estava espalhado nas ruas. Doentes de Covid-19 estavam internados em hospitais, onde não se sabia que estavam infectados. Enquanto o país se preparava para pular carnaval, na oitava semana, já eram 17 os brasileiros que lutavam pela vida num leito de hospital contra a Covid-19 e nove os mortos. Em pleno carnaval, com blocos arrastando multidões nas ruas, houve 24 internações e dez mortes.
– Brasil importa testes de coronavírus de ‘terceira divisão’ e com alto índice de falha, diz site
A primeira morte por Covid-19 no Brasil foi identificada por meio de exames moleculares (RT-PCR) em estudos retrospectivos. A data exata do óbito está nos registros do Ministério da Saúde, mas o registro de um falecimento pela doença durante a quarta semana já consta do portal MonitoraCovid-19, da Fiocruz.
Os cientistas chamam a atenção para o espalhamento silencioso da Covid-19 – que ainda está acontecendo em casos não confirmados ou que não chegam a ser testados – e a necessidade de manter a vigilância molecular (testagem com PCR de casos suspeitos) para vírus respiratórios. Sem ela, seremos eternos reféns do coronavírus, alerta o coordenador da pesquisa, Gonzalo Bello, do Laboratório de Aids e Imunologia Molecular do IOC/Fiocruz.
– Coronavírus e pneumonia silenciosa: pacientes sentem-se bem já quase sem oxigênio no sangue
Além do IOC, participaram pesquisadores da Fiocruz-Bahia, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade da República (Udelar), no Uruguai. O estudo foi publicado online e ainda sem revisão por pares na revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz.
Questionado sobre o estudo, o Ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou, em coletiva de imprensa, que ainda não tem condições de comentar os resultados. “Isso tem que passar por uma avaliação do grupo técnico. A Fiocruz é uma instituição totalmente confiável, se isso é um trabalho de pesquisa, o trabalho tem que ser avaliado tecnicamente. Tenho que ver o trabalho, não tem como dar uma resposta sem nem ter lido o trabalho e sem ter ouvido pessoas especialistas nisso”.
Publicidade
Por mais que pesquisas, livros e experimentos a respeito do poder da linguagem corporal se multipliquem feito coelhos,...
Basta olhar a nova espécie de peixe descoberta recentemente nas águas das Ilhas Maldivas para compreender o motivo...
Não é de se impressionar que o ser humano se preocupe tanto com notícias de possíveis asteroides se chocando contra...
Talvez você já tenha percebido que existe um bichinho que mora no seu banheiro. Conhecido popularmente como...
Nada parece capaz de parar o ímpeto do bilionário inventor sul-africano Elon Musk em mudar o mundo e nos colocar no...
O Hypeness já este duas vezes no SXSW, você deve se lembrar, né? O South By South West é simplesmente um dos...
O engenheiro e pesquisador da UFRJ, Gustavo Dias Azevedo viralizou nas redes sociais após recusar uma grande oferta de...
São diversos os futuros que os avanços tecnológicos sonham em conquistar, muitos tirados diretamente de filmes de...
Segundo um estudo publicado pelo British Medical Journal (BMJ), um homem que pegou coronavírus teve perda auditiva...