Sustentabilidade

Flores no lugar de agrotóxicos podem ser alternativa sustentável para plantações

por: Gabriela Glette

Patrocinado por:
Notice: Undefined index: facebook_titulo in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/single.php on line 90

Sob o pretexto de lucro a qualquer custo, o uso de produtos agrotóxicos não somente gera inúmeros problemas ambientais, como oferece riscos já comprovados para a saúde humana. Felizmente, está não é a única maneira de se garantir uma boa colheita. Com as pessoas cada vez mais valorizando os alimentos orgânicos, a técnica antiga de controle biológico usa flores para atrair insetos que se alimentam de pragas, substituindo assim o uso de pesticidas.

flores plantações 3

Conhecido com método biológico, a prática é ancestral e controla as pragas utilizando seus próprios predadores naturais como ferramenta de proteção às culturas, sem o uso de venenos. Mais simples do que parece, basta plantar flores silvestres no entorno das plantações, atraindo estes predadores naturais das pragas para a área de cultivo. Com a ajuda de insetos como vespas e joaninhas, as plantações ficam livres de pulgões e florescem naturalmente, como sempre foi.

flores plantações 4

Com a população cada vez mais atenta à saúde e também à questões ambientais, muitos agricultores estão voltando a utilizar esta técnica. No entanto, o método não elimina completamente a presença de algumas pragas, apenas contribui para a sua diminuição. Além dos corredores de flores, existem outras técnicas e recursos que podem ser usados para o controle de pragas sem o uso de veneno, como a calda bordalesa, métodos agroecológicos, agroflorestais e “inseticidas” naturais. O importante é que as pessoas compreendam que, é perfeitamente possível garantir uma boa colheita fazendo uso de métodos naturais e sustentáveis.

flores plantações 3

O uso de pesticidas têm inúmeros impactos negativos no meio ambiente, como a poluição das águas, do solo e do ar. Além disso, os agrotóxicos são os maiores responsáveis pela morte de abelhas, espécie polinizadora considerada a mais importante do planeta.

Publicidade

Fotos 1 e 2: Unsplash

Foto 3: Getty Images


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!


X
Próxima notícia Hypeness:
Plantando alimentos no quintal ela se tornou referência gastronômica no Piauí