Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Desde que o primeiro caso de coronavírus foi reportado – em 31 de dezembro de 2019, a principal agenda jornalística tem sido o avanço da pandemia. Não que o assunto mereça menos atenção, afinal, já foram mais de 286 mil mortes espalhadas pelo mundo. No entanto, existem outras questões sérias que acabaram sendo desprezadas, como por exemplo o desmatamento das terras indígenas, que aumentou 59% durante a pandemia.
Hoje, os povos indígenas que vivem na floresta têm dois grandes inimigos: a Covid-19 e os madeireiros, grileiros e garimpeiros que avançam de forma descontrolada na calada da noite, ou melhor, da pandemia. Uma análise dos dados do sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra que o desmatamento em Terras Indígenas (TIs) chegou a 1.319 hectares nos quatro primeiros meses deste ano – o equivalente a 1.800 campos de futebol, enquanto no mesmo período do ano passado esse número era de 827 hectares.
O desmatamento das terras indígenas é um problema que assola o Brasil desde o seu “descobrimento”. A questão de agora, no entanto, é agravada pelo avanço do vírus, já que madereiros ilegais são a porta de entrada para que ele chegue nas comunidades.
Enquanto isto, o governo mostra, mais uma vez, o profundo descaso que tem para com os indígenas e a história do próprio país, já que até agora não tomou ações para protegê-los. Para Carolina Marçal, porta-voz da campanha de Florestas do Greenpeace Brasil, o caso pode ser visto como genocídio: “Estamos testemunhando a pandemia se espalhar pela Amazônia de maneira bastante rápida, o que pode causar um outro genocídio indígena, enquanto o governo fecha os olhos para os que cometem crimes na floresta. Isso é inaceitável. Precisamos agir – com a urgência que se faz necessária – para cuidar de quem cuida da floresta”.
Publicidade
A participação de Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank, no programa Roda Viva na última segunda-feira (19), tem...
Namorada e companheira de Marta no Orlando Pride, Toni Pressley revelou ter câncer de mama. Tão logo a notícia se...
Em abril de 2017, nove camponeses foram brutalmente assassinados em Colniza, no Mato Grosso, em crime no qual Valdelir...
No último domingo, Dráuzio Varella dominou a internet devido a um novo projeto do médico com o 'Fantástico'....
O campo de futebol costuma ser um lugar incrivelmente machista e muitas das mulheres que frequentam os estádios...
De ossos a produtos medicinais, passando por roupas e até os próprios animais taxidermizados, as imagens mostrando a...
Uma mulher holandesa foi presa após fazer uma saudação nazista em frente ao portão do antigo campo de...
Um homem de Queensland, na Austrália, foi condenado a 16 meses de prisão por roubo. O objeto, encontrado no quintal...
Alemães intersexuais vão poder se identificar como pessoas de terceiro gênero. A decisão é uma resposta do...