Inovação

Governo compra hoteis e recontrata funcionários para abrigar pessoas em situação de rua no Canadá

por: Gabriela Glette

Precisamos tomar cuidado com o discurso do distanciamento social, afinal, em um mundo tão desigual quanto o que vivemos, quarentena também é luxo! Manter o distanciamento social é essencial para conter a pandemia do coronavírus, mas podemos nos esquecer das milhares de pessoas que vivem em situação de rua. Foi pensando nos mais vulneráveis que o governo do Canadá comprou 2 hotéis para abrigar e proteger mais de 200 canadenses que atualmente vivem nas ruas. A ação, além de tudo, irá movimentar a economia, pois o governo também planeja recontratar funcionários que haviam sido demitidos.

canadá hotel coronavírus 1

Graças à iniciativa, estas pessoas não terão apenas onde viver e tomar banho, como vão receber refeições, serviços de saúde, tratamento de dependências e redução de danos e ainda poderão guardar seus pertences em segurança nos hotéis. Em Victoria, o governo comprou o Comfort Inn Hotel por US $ 18,5 milhões, e na cidade de Prince Rupert, a província comprou o antigo motel Raffles Inn.

canadá hotel coronavírus 2

As compras dos hotéis fazem parte de um plano do governo de construir 3.300 novas unidades habitacionais a preços acessíveis para idosos, indígenas, famílias de baixa renda, mulheres e crianças que escapam de abusos, estudantes e pessoas em situação de rua. Até agora 289 sem-teto já foram transferidos para habitações temporárias durante a pandemia.

canadá hotel coronavírus 3

Para Lisa Helps – prefeita da cidade de Victoria, este investimento garante a segurança dos mais vulneráveis: “Este é um investimento substancial em nossa comunidade e fornecerá moradia para quem mais precisa”, explica. Já para Shane Simpson – Ministro do Desenvolvimento Social e Redução da Pobreza, a iniciativa também será de extrema importância para inserir estas pessoas de volta à sociedade: “Muitas vezes, as pessoas que vivem em situação de rua não conseguem acessar o apoio e os serviços de que precisam”. Segundo ele, a compra do Comfort Inn foi combinada com apoio médico e social e ajudará as pessoas a fazer a transição da rua para a habitação permanente.

Todas as acomodações terão banheiros privativos, chuveiros e mini cozinhas e também servirão para abrigar pessoas em situação de rua no inverno, já que em algumas cidades canadenses o termômetro costuma atingir a marca de – 25º C!

Publicidade

Fotos: Twitter


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mercado de cervejas sem álcool cresce e se afirma no Brasil sem abrir mão do sabor