Fotografia

Imagens ganhadoras do concurso ‘Melhor Fotógrafo da Natureza’ escancaram a necessidade de revermos nossos hábitos

Gabriela Glette - 22/05/2020 | Atualizada em - 25/05/2020

Pela primeira vez na história do concurso Nature Photographer of the Year 2020, organizado pela Sociedade Alemã de Fotografia da Natureza, a votação foi realizada online. A pandemia do coronavírus mudou nossos planos e transformou a internet em centro de negócios, palco e lugar de encontro. Com fotógrafos do mundo inteiro concorrendo em 7 categorias, as imagens são belíssimas e fortes, mas escancaram a necessidade da humanidade rever seus hábitos para que possa viver em harmonia com a natureza e com os animais.

concurso de fotografia natureza 1

Com mais de 5000 fotografias concorrendo, os profissionais se inscreveram nas categorias Pássaros, Mamíferos, Outros Animais, Plantas e Fungos, Paisagens, Estúdio da Natureza e Água. Se cada categoria representa a natureza através de uma diferente perspectiva, este concurso, assim como outros, deixa claro como as escolhas da humanidade nos distanciam cada vez mais do convívio harmônico com a natureza.

concurso de fotografia natureza 3

Animais sem habitat, outros correndo o risco de extinção e catástrofes da natureza que não deveriam acontecer com tanta frequência, são resultado de uma sociedade consumista, irresponsável e dissonante de sua própria natureza. E a pandemia é a mais recente tragédia anunciada, como já havia previsto nomes de peso, como Bill Gates em uma palestra TED realizada em 2015.

concurso de fotografia natureza 4

A grande vencedora de 2020 é a fotografia tirada por Peter Lindel, de Dortmund, Alemanha, que mostra uma lebre européia em todo seu esplendor, enquanto os seres humanos são mantidos em quarentena. O vencedor geral, assim como vice-campeões da categoria, receberam prêmios em materiais fotográficos e uma parceria com a marca Olympus, o que é apenas um simbolismo, quando comparado ao verdadeiro sentido deste concurso.

concurso de fotografia natureza 2

Publicidade

Fotos: gdtfoto.de


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Lacútia: uma das regiões mais frias da Rússia é feita de diversidade étnica, neve e solidão