Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Uma nova pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz veio para confirmar aquilo que a lógica e as trágicas evidências tristemente já nos sugeriam: de que os dados oficiais sobre o contágio pelo novo coronavírus no Brasil são significativamente subnotificados – e que o quadro é, em verdade, ainda mais severo e grave. A pesquisa mostra um aumento expressivo nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) neste ano, se comparado com a média da última década – que aponta justamente para a situação de baixo controle da pandemia no país.
Sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro © Wikimedia Commons
As SRAGs são, como o nome sugere, doenças respiratórias graves, causadas por vírus, que costumam exigir internação – como o influenza ou, claro, o novo coronavírus. Segundo a Fiocruz, até o dia 04 de abril de 2020 o Brasil havia contabilizado 33,5 mil internações por SRAG, quadro agravado ao extremo diante da média de 3,9 mil casos registrada desde 2010. Os números atuais superam radicalmente até mesmo o ano de 2016, quando o país enfrentou o surto de H1N1, e registrou 10,4 mil casos no mesmo período.
Hospital de campanha para pacientes com Covid-19 no Riocentro, no Rio de Janeiro © Agência Brasil
Segundo especialistas, a pesquisa demonstra não só a subnotificação e o aumento de internações por conta do novo coronavírus, como também a velocidade extrema com que o vírus se espalha. Os epidemiologistas afirmam que não há outra explicação para o aumento no número de internações fora de época e principalmente o aumento expressivo no número de idosos afetados – especialmente diante do desproporcional percentual de testes negativos para outros tipos de gripe – que não a Covid-19. A falta de testagem faz com que sejam notificadas como SRAGs, mas a maioria, segundo especialistas, está mesmo adoecendo e falecendo da Covid-19.
Médico trabalhando com pacientes com Covid-19 © Pixabay
Publicidade
Um estudo registrou na França o primeiro caso de varíola dos macacos em um cachorro, provavelmente transmitido de um...
Pesquisadores da Universidade de Harvard tiveram resultados surpreendentes com uma vacina para o câncer de mama triplo...
Uma mamãe elefanta pisoteou um crocodilo em um riacho nas savanas de Zâmbia. A imagem foi captada e divulgada nas...
Compreender e delimitar os sintomas de um problema tão grande como a depressão – que pode se manifestar de forma...
Na Era do Bronze, os seres humanos também tinham necessidades e superstições, e ofereciam posses valiosas à sorte...
Uma equipe de pesquisadores russos em parceria com a Universidade de Harvard fizeram uma importante descoberta acerca...
Para quem sofre naqueles dias em que acordamos com os cabelos rebeldes e incontroláveis, é urgente conhecer a...
Arqueólogos confirmaram recentemente que as construções encontradas durante escavação no México em 2015 são de...
No sombrio momento de aparente apreço global pelo obscurantismo e pela ignorância, a trilha de destruição que marca...