Seleção Hypeness

Jogos de tabuleiro online: 6 jogos da infância para brincar no isolamento em clima de nostalgia

por: Kauê Vieira

Atenção, pois esta é uma matéria com saudosismo do bem. Nada daquela melancolia dispensável de quem não aceita a passagem do tempo. Afinal, ele é implacável e vejam só, os nascidos em 1990 estão comemorando 30 anos vida. 

Por falar em tempo, a realidade que se impõe atualmente, lamentavelmente, não permite que pessoas se reúnam para jogar. Isso, no entanto, não evita que você possa se divertir com quem gosta. A internet, meu filho, é o caminho. 

O isolamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus deu novo fôlego para o setor. Os bons números, por sua vez, se sustentam há algum tempo. A revista Exame publicou uma matéria em 2012 mostrando que os principais nomes do mercado apostaram alto no celular como forma de manter viva a tradição dos tabuleiros. A Grow, por exemplo, registrava na época mais de 250 mil partidas entre jogadores por mês. Os intermináveis ‘War’ e ‘War 2’ respondiam por 40% da audiência. 

Portanto, para celebrar esse marco na trajetória dos assim chamados millennials, o Hypeness apresenta uma seleção com os melhores e mais divertidos jogos de tabuleiro para você, em tempos modernos, jogar via internet. Quem sabe dessa forma a quarentena e o isolamento social ficam mais divertidos. 

PS: pode chamar os amigos e amigas nascidos na década de 1980 que a gente deixa. 

Ludopedia | Fórum | Opinião BG: Desenvolvimento infantil com Jogos

1. ‘Jogo da Vida’ 

Ah, saudades de sentar no chão com os amigos numa noite de sábado qualquer para jogar o melhor jogo da história. Sim, o ‘Jogo da Vida’ provoca sensações incríveis nos participantes pela infinidade de opções. 

Jogo da Vida | GAS Rocket

A responsabilidade de trilhar seu próprio caminho pesava nos ombros de jovens meninos e meninas cheios de sonhos. O ‘Jogo da Vida’ dá a oportunidade de você ser o que quiser, ganhar dinheiro, casar e ter filhos. Talvez um pouco quadrado para os dias atuais, mas o que vale é a nostalgia. E quem disse que não dá para usar a criatividade?  

O simulador da vida real pode ser experienciado agora pela internet. A fabricante lançou um aplicativo do ‘Jogo da Vida’  que está à venda nas principais lojas do Brasil. Acesse o site da Estrela para saber mais. 

2. ‘Detetive’ 

‘Detetive’ é, certamente, um dos jogos de tabuleiros mais excitantes e difíceis de todos os tempos. Aqui pra nós, a pessoa que escreve esta matéria nunca teve, digamos, sucesso nessa empreitada. 

No entanto, os que sentem falta dos mistério e intrigas de um clássico dos jogos e da humanidade (isso mesmo), podem jogá-lo online. Quem diria, meu caro Watson?! 

‘Detetive’ online para você ser feliz no isolamento

Junte os amigos em uma conferência pela internet, separe seu melhor petisco e veja se é capaz de encontrar a solução para o crime de gritar o tão desejado ‘preso em nome da lei!’. Mas atenção, já que são 8 suspeitos, 8 armas, 11 locais e 704 possibilidades de crime. 

Para saber mais, visite o site da Estrela

3. ‘Ludo’ 

Um dos jogos mais baixados nas lojas de aplicativos online, o ‘Ludo’  possui uma filosofia muito simples: o primeiro que chegar com quatro peões ao ponto final vence. Não se engane, pois para isso você deve demonstrar certas habilidades. 

O ‘Ludo King’ tem mais de 100 milhões de downloads

O avanço dos peões segue de acordo com os números revelados pelo dado. Se você tirar o seis, meu amigo, pode garantir um progresso de até seis casas. Ou lançar a braba e colocar o peão adversário na casa inicial. 

A versão mais moderna do ‘Ludo’, o ‘King’, foi lançada em 2016 e ultrapassou a marca dos 100 milhões de downloads no mundo todo. O jogo é uma invenção da Índia e possui sete variações na edição online. 

Mais informações aqui.

4. ‘Banco Imobiliário’ 

Saudades das noites de sábado com salgadinhos e um ‘Banco Imobiliário’ para chamar de seu, né minha filha? Venho do futuro para dizer que o jogo está disponível para download. A ideia da Estrela é que você possa jogá-lo pelo celular. 

Saudades de um clássico, né minha filha?

Dá pra controlar as contas bancárias de todos os jogadores. Se você for o dono do dinheiro, claro. Não se preocupe, pois é possível brincar (saudades disso <3) com até seis pessoas. Aliás, são seis cores disponíveis. 

Vem saber mais no link.

5. ‘Uno’ 

O‘Uno’ não é, sem dúvidas, uma das melhores alternativas para passar o tempo nesses dias de quarentena. Impossível esconder a alegria e euforia ao saber que existe uma versão online, gratuita, desse clássico. 

Jogo Jogadores GIFs | Tenor

O aplicativo está entre os mais baixados da Apple e Google Store nos últimos dias. A versão multiplayer permite que o usuário crie suas próprias regras para se divertir com os amigos ou jogadores ao redor do mundo na chamada Sala Divertida. Existe ainda o ‘Torneio Uno’, disponível a partir do nível 5. A partir daí, o jogador tem a chance de disputar com outras pessoas a partir do pagamento de uma espécie de taxas com moedas.

6. ‘War’

O responsável por quase derrubar o site da Grow nesta quarentena está aqui. O jogo de estratégia mais conhecido do mundo (exagerei?), que diria, está disponível na versão digital. 

‘War’ online, que tal?

‘War’  oferece a chance de jogar com várias pessoas, desde amigos, até desconhecidos que vivem em diversos pontos do Brasil. O objetivo é o mesmo: conquistar o máximo de territórios possível, até que seja possível dominar continentes. Like a boss. Dá para baixá-lo na Google ou na Apple Store. 

Publicidade

Fotos: foto 1: Divulgação/foto 2: Divulgação/foto 3: Reprodução


Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Com saudades do cinema, esta família literalmente criou um cinema em casa