Debate

Jornalista da CNN chora e cita racismo no RS em papo com Toni Garrido sobre preconceito

por: Yuri Ferreira

O jornalista Cassius Zeilmann, da CNN Brasil, foi protagnizou de uma cena bastante rara no Brasil durante o ‘Visão CNN‘. Junto de Toni Garrido, Luciana Barreto e Diego Sarza, o tema do debate era o racismo em nosso país. Após o relato do ex-vocalista do Cidade Negra, Cassius, único branco da bancada, chorou enquanto citar o preconceito racial contra negros no Rio Grande do Sul.

– Primeira repórter indígena de rede de TV desmaia após reportagem em Manaus

À esquerda de Toni, Cassius relata o racismo e diz o quanto aprende com seus colegas de profissão, ambos negros

A conversa tinha como ponto de partida os assassinatos de João Pedro e de George Floyd. João foi um jovem de 14 anos assassinado em uma operação policial no Complexo de Salgueiro, na última segunda-feira, no Rio de Janeiro. No mesmo dia, George Floyd foi asfixiado por um policial branco e morreu em Minneapolis, nos EUA. Ao contrário do Brasil, os antirracistas estadunidenses colocaram fogo na capital de Minnesotta. Inclusive, um jornalista negro da CNN foi preso durante as manifestações.

Entretanto, o que mais chamou atenção do público foi o depoimento de Cassius, que se colocou no seu lugar de fala, afirmando que nunca havia sofrido racismo e que está numa posição de aprender. Entretanto, ele se emocionou falando sobre o assunto.

– Parcialidade racial: time da CNN Brasil gera debate sobre diversidade e presença de negros na mídia

“Toni, mais que uma pergunta, eu gostaria de te fazer na verdade um testemunho aqui, até porque acho que a Lu, o Diego e você têm muito mais autoridade. Como eu vim de um estado muito, mas muito preconceituoso, que é o Rio Grande do Sul, eu acho que, como testemunha, eu presenciei muitas cenas de racismo. Quando eu ia no mercado os seguranças sempre observavam o menino negro, quando eu ia num lugar público, num shopping, eu via que sempre monitoravam, seguiam o menino negro. Eu nunca senti na pele, me desculpe que eu fico muito emocionado, mas por isso que eu aprendo todo dia com a Lu, com o Diego, que eu não sei o que é isso, e tô aprendendo muito com você…”, disse Cassius Zeilmann

Confira o o vídeo do depoimento:

Publicidade

Fotos: Reprodução/CNN


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mulher que deu show de homofobia em padaria e o privilégio branco que João Alberto não teve no Carrefour