Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um dos empresários mais engajados em prol do governo do presidente Jair Bolsonaro, Luciano Hang foi condenado pela Justiça de São Paulo a indenizar o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, em R$ 20,9 mil por fake news.
No dia 24 de julho de 2019, o proprietário da rede de lojas Havan, escreveu em seu Twitter que o reitor da Universidade de Campinas havia, durante uma formatura, gritado “Viva la Revolução”, conforme lhe contara um amigo. Hang terminou o post com um comentário: “E depois dizem que nossas universidades não estão contaminadas? Vá pra Venezuela Reitor”. Cinco mil e trezentas pessoas curtiram o tweet.
– OMS coloca América do Sul como epicentro do coronavírus e Trump veta voos do Brasil
Luciano Hang, dono da Havan, conhecido por disseminar fake news
A história, no entanto, não era verdadeira, segundo constatou o juiz Mauro Iuji Fukumoto, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Campinas. À Justiça, o reitor, que é professor de física, disse que nem mesmo participou da formatura. “Não compareci a nenhum evento de formatura no final do ano de 2018, e também não proferi o citado chavão em nenhuma ocasião”, afirmou.
– William Bonner expõe falhas no sistema de auxílio na pandemia e denuncia fraude no CPF do filho
A defesa de Hang afirmou que ele apenas reproduzira na rede social um fato que um amigo lhe contara. “O senhor. Luciano Hang não cometeu nenhum ato ilícito, eis que a postagem está no âmbito de proteção da liberdade de manifestação do pensamento, ainda que fosse errônea”, escreveram os advogados Murilo Varasquim e Victor Leal
Contudo, o juiz afirma que o empresário tentou atribuir ao reitor uma “pecha de radical e extremista, alguém que em um evento acadêmico manifesta uma posição política sem qualquer relação com o contexto, sendo incapaz de dissociar sua suposta opção ideológica dos deveres inerentes ao cargo que ocupa”. O juiz não aceitou a argumentação da defesa e, além da multa, condenou o empresário a se retratar na rede social com o mesmo número de linhas do tweet original.
Enquanto alguns defendem fim da quarentena, Manaus sofre colapso causado pela covid-19
No Brasil, tem se tornado cada vez mais comum que notícias falsas sejam espalhadas e, em sua maioria, de maneira a favorecer posicionamentos da extrema direita. Segundo denúncia do jornal El País, a versão brasileira do Sleeping Giants, movimento que expõe empresas que financiam, por meio de anúncios, sites de extrema direita e notícias falsas provocou reações até do alto escalão do governo de Jair Bolsonaro.
Muitas pessoas têm se perguntado como nos ajudar, e acredito ser de suma importância reforçar isso agora que os robôs nos acharam. Segue a thread ??
✊?#SleepingGiantsBrasil— Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) May 20, 2020
O secretário de Comunicação do Planalto, Fabio Wajngarten, afirmou em sua conta no Twitter, que “o Sleeping Giants precisa urgentemente deixar o viés ideológico de lado na hora de fazer suas supostas denúncias”.
– Jornalista agredida em protesto contra quarentena faz BO e diz que não vai parar
A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão solicitou investigação sobre os gastos em campanhas publicitárias executados pela pasta chefiada por Wajngarten. O órgão do MPF aponta a escolha de veículos para propaganda por parte da Comunicação da Presidência em razão de afinidades ideológicas, além de acusar a Secom de direcionar verbas para sites alinhados a Bolsonaro e censurar mídias críticas ao Governo.
Publicidade
Sabemos que hoje o excesso de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera é uma das principais causas das mudanças...
O prazer está ao alcance de todos e nós podemos provar. Mulheres de todo Brasil, chega de tabus, a hora de...
Que pessoa nunca gastou algum tempo olhando para sua pele no espelho? É nessa situação que reparamos naquela ruga...
Os mais atentos já perceberam que alguma coisa mudou no Instagram. Depois de testes intensos no Canadá, o Brasil é a...
Ouvir vozes dentro de sua cabeça e mesmo conversar com essas vozes irá deixar de ser sinônimo de loucura, e se...
Se você está lendo este texto, provavelmente mexe na internet com frequência, e com certeza já usou o Google para...
Um dos males maiores da vida contemporânea, as filas muitas vezes se parecem com uma verdadeira epidemia: basta...
Se você é adepto às compras online e está sempre conferindo promoções no site da Amazon para não perder nada,...
Após sofrer queimaduras de 2º e 3º graus em 40% do corpo, uma jovem de 10 anos morreu na manhã deste domingo (25),...