Debate

Maisa celebra adiamento do Enem e diz que ‘nossa campanha está funcionando’

por: Yuri Ferreira

A luta pelo adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) parece ter se encaminhado positivamente. O projeto de lei que prorroga a data da maior prova do Brasil por 30 ou 60 dias foi aprovado no Senado e adotado pelo presidente Jair Bolsonaro. Uma das celebridades que apoiou o movimento para alterar a data do exame foi a influenciadora e apresentadora Maisa, que comemorou a decisão da casa superior do Congresso.

– Pankadon cria funk pra te ajudar a tirar uma boa nota na redação do Enem

Maisa, que tem grande influência entre os jovens do país, foi uma das principais vozes pelo adiamento do ENEM, junto de outras celebridades

O movimento liderado por estudantes exigia o adiamento do ENEM devido as precárias condições de acesso à internet que a maioria dos alunos de escolas públicas enfrentam. Segundo levantamento do IBGE, 25% dos alunos entre 9 e 17 anos não tem acesso à internet. Boa parte das crianças também conseguem navegar apenas via conexão 4G, que não é suficiente para suportar o conteúdo das vídeo-aulas. Além disso, a infraestrutura das escolas públicas – ao contrário das privadas – é bastante precária no que se refere ao ensino à distância.

Maisa se juntou aos milhares de estudantes que procuravam o adiamento do ENEM, medida que foi prontamente rejeitada pelo governo federal, que, no ano passado, já sofreu com manifestações partindo de estudantes e críticas às falhas da prova. A grande pressão dos alunos fez com que o Senado Federal aprovasse o projeto com 75 votos a favor e apenas 1 senador contra. O parlamentar que rejeitou a medida foi Flávio Bolsonaro (Sem PartidoRJ).

“Eu acabei de ver que o Senado aprovou o adiamento do Enem. Nossa campanha está funcionando, agora parece que falta a Câmara. Eu não fiquei muito nas redes sociais e nem nada, essa semana eu falei para vocês que ia evitar ver notícias, mas essa me deixou muito feliz e de alguma maneira estou envolvida. Parabéns estudantes, a primeira etapa, tem mais uma mas estou bem positiva, me mantenham atualizadas”, afirmou Maisa em suas redes sociais.

Na manhã de hoje, o governo federal ordenou a retirada do projeto da pauta da Câmara e determinou o adiamento do ENEM, em um acordo com Rodrigo, presidente da Câmara dos Deputados, Maia para aprovação de outros projetos.

– Governo anuncia MECflix, um ‘Netflix’ gratuito com aulas para o Enem

Veja as celebridades que apoiaram o adiamento do ENEM.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mãe de Demétrio Campos fala como a alegria de viver do filho foi abreviada pelo racismo e transfobia