Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Antes da pandemia de coronavírus, já se previa uma uma epidemia de escala global que afetaria o mundo. As autoridades não levaram a sério na época – e muitas não estão levando até agora – e estamos sofrendo os efeitos da falta de investimento em pesquisa. Mas, segundo alguns especialistas, a crise do coronavírus pode ser apenas o começo do problema. Em entrevista à BBC, o médico da USP e professor da FGV, Eduardo Massad, afirmou que talvez a ‘grande pandemia‘ ainda esteja para chegar.
– Do coronavírus a gripe espanhola: as maiores pandemias da humanidade
Professor emérito da USP e titular da FGV, Massad acredita que uma nova pandemia esteja à caminho
Segundo o professor, a interação de grupos com baixo acesso à proteína – com o consumo de animais silvestres como ratos, morcegos e aves – , além dos grandes circuitos migratórios e cadeias de produção global, bem como as grandes aglomerações humanas são alguns dos fatores que contribuem para a ideia de que a pandemia de coronavírus é apenas o começo.
“A Grande Epidemia seria uma pandemia de proporções catastróficas que poderia matar algo como 2 bilhões de pessoas no mundo em um ano. Ela causaria uma queda significativa na expectativa de vida da humanidade: da média atual de 72 anos para aproximadamente 58 anos. Essa possibilidade existe e se baseia, em parte, em eventos históricos como a peste bubônica”, afirmou o professor à BBC.
– Internação por doença respiratória aumenta e OMS diz que ‘vírus estará conosco por muito tempo’
O professor adiciona que ela poderia ter similaridade ao coronavírus no que se refere ao surgimento: provavelmente de origem zoonose – ou seja, vinda de animais. Entretanto, precisaria ter a mesma ou maior transmissibilidade e um nível de mortalidade ainda maior. Ele cita a preocupação que o mundo tem com a H5N1, a Gripe Aviária, que tem uma grande capacidade de transmissão mas (ainda) não migrou para seres humanos.
Tendo como referência a Peste Bubônica, que aconteceu no século 14 e dizimou, segundo estimativas, até 60% da população europeia, Hassad prevê que uma grande epidemia ainda poderia acontecer. A sua visão é corroborada pelo epidemiologista Ian Lipkin, professor da Universidade de Columbia, que também acredita que logo após o coronavírus, podemos enfrentar outra pandemia.
“Acredito que estejamos vendo essas crises de saúde mais frequentemente por fatores como aquecimento global, migração populacional, comércio internacional e turismo ainda maior. Esses fenômenos contribuem para a rapidez para as quais as epidemias estão aparecendo. Desde a Gripe Espanhola, vimos o HIV, a febre de Nipah, a Chicungunha, SARS, MERS. Eu acompanhei ao menos 15 pandemias em potencial”, disse ele.
A Organização Mundial da Saúde avisou, em 2018, o potencial surgimento da ‘doença X’, que origem similar e efeitos parecidos ao novo coronavírus. A OMS recomendou que pesquisas para vacinas mais amplas e medidas de controle de pandemias mais eficazes nos países. A trágica previsão estava correta. Desde o início do século, a organização também tem recomendado especial atenção e pesquisa quanto à Gripe Aviária, que pode ser uma ‘Nova Espanhola’.
Hassad acredita que o coronavírus irá dar lições sobre a importância do distanciamento social. Mas reitera que não vê uma transição simples com a covid-19. “Minhas preocupações de médio e longo prazo dizem respeito aos efeitos econômicos das medidas de distanciamento e dos impactos sobre a saúde mental das populações atingidas por elas. À ansiedade pelo medo da doença somam-se os efeitos de uma quarentena prolongada por várias semanas enfrentada por um número enorme de pessoas ao redor do mundo”, afirmou.
Publicidade
Quem nunca teve vontade de dar uma viajada no mundo da Lua? Pois é, agora chegou a sua chance: a NASA, em parceria com...
Apesar da evoluções, transformações, revoluções e avanços em diversas áreas que procuram melhorar nossas vidas...
A cidade de Joinville, mais populosa do estado de Santa Catarina, está em voga nas redes sociais porque decidiu...
A maioria das pessoas, quando pensa em mitologia, faz uma associação quase de modo imediato à grega. Essa conexão...
Em agosto, o número de pessoas em todo o mundo que jogavam Fortnite, um dos games mais famosos dos últimos tempos,...
Hoje é um dia importante para humanidade por dois motivos: o homem iniciava missão lunar inédita há 50 anos e um...
A vida cada vez mais acelerada que levamos pode resultar em consequências graves à saúde. Pesquisas indicam que...
A próxima data importante para os amantes da astronomia é quinta-feira (10), às 5h12 (horário de Brasília)....
Você provavelmente já viu cachorros inclinarem a cabeça de lado. É a coisa mais fofa, mas por que será que os pets...