Tecnologia

Motor de plasma é esperança de um futuro sustentável para a aviação

por: Gabriela Glette

Em 2019 mais de 3 bilhões de pessoas andaram de avião. Com a popularização das viagens internacionais e ascensão de inúmeras companhias aéreas low-cost, quem sai perdendo mais uma vez é o meio ambiente, já que o setor é responsável por 5% das emissões de gases estufa. A boa notícia é que um grupo de cientistas da Universidade de Wuhan criou um motor que usa plasma, eliminando a necessidade de combustíveis fósseis.

avião plasma 1

De acordo com o estudo, publicado na revista científica AIP, a tecnologia é capaz de gerar propulsão a jato usando micro-ondas de plasma presentes no ar, dando esperança de maneiras muito mais sustentáveis de se viajar em um futuro próximo.

avião plasma 2

A técnica consiste em comprimir a ar a alta pressão e, assim ionizar o fluxo de ar pressurizado, conseguindo assim a propulsão necessária. Vale lembrar que,  até o momento essa propulsão só era possível com o uso de combustíveis fósseis. Desta maneira, o combustível deste avião é um plasma de alta pressão, feito de ar e eletricidade.

avião plasma 3

Segundo o líder da equipe, professor Jau Tang, o que o motiva a continuar com a pesquisa é buscar uma solução para o aquecimentio global: “O que move o nosso trabalho é saber que podemos contribuir para solucionar os problemas do aquecimento global causados pelo uso de motores à combustão usados hoje em carros e aviões. Com esta tecnologia não há a necessidade do uso de combustíveis fósseis e nem emissão de gases que contribuem para o efeito estufa”, explica.

avião plasma 4

O próximo passo, de acordo com ele, é aumentar a escala para que o mecanismo gere a propulsão necessária, que seja comparável ao impulso de um avião convencional. Assista o vídeo para compreender o processo:

 

Publicidade

Fotos 1 e 2: divulgação

Fotos 3 e 4: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Walmart lança programa piloto de entrega de mercadorias via drones