Design

NY Times recria Manhattan antes da ocupação humana em imagens

por: Gabriela Glette

Sabemos que já há algumas décadas os Estados Unidos se consolidou com a maior potência mundial. Mas nem sempre foi assim. Apesar de ter declarado sua independência da Inglaterra em 1776, foi somente no século 20 que o país começou a ir em direção do que é hoje. É difícil acreditar que Manhattan, hoje repleta de arranha-céus e centro de negócios dos Estados Unidos, era apenas uma ilha. Por isto, o icônico jornal NY Times fez uma incrível série que recria a região antes da ocupação humana. Ao invés de prédios altíssimos, natureza e ao invés de monumentos históricos, fazendas.

manhattan antes e depois 1

Foto: Markley Boyer/The Mannahatta Project

A reportagem especial é baseada no livro “Mannahatta: Uma História Natural da Cidade de Nova York”, organizado por Eric W. Sanderson, um ecologista sênior de conservação da Wildlife Conservation Society, baseada no zoológico do Bronx. Inédito, seu livro geolocalizou mapas antigos sobre a cidade moderna para reimaginar como eram suas colinas, praias, campos e lagoas.

manhattan antes e depois 2

Foto: Stephen Amiaga/Wildlife Conservation Society

Segundo ele, a cidade de Nova York era algo em torno de 1% do tamanho do parque natural de Yellowstone. Yellowstone tem 2,2 milhões de acres e possui 66 ecossistemas, Mannahatta tinha 55. “É um exercício de pensamento imaginar o que poderia ter acontecido se os Estados Unidos tivessem sido colonizados pelo sul, em vez de norte. Poderíamos ter decidido fazer de Manhattan um parque nacionaln e hoje estaríamos vindo para Nova York para um tipo de vida selvagem completamente diferente”, divaga naquilo que poderia ter sido a cidade, mas não foi.

manhattan antes e depois 3

Foto: Vincent Tullo / The New York Times

De acordo com inúmeros registros deixados pelos holandeses, primeiros europeus a se instalar na região, a cidade que nunca dorme tinha vastas florestas de madeira e animais, como lontras, castores e até mesmo ursos. “Temos registros históricos de um urso preto sendo baleado nas proximidades de Maiden Lane durante a década de 1630. Sabemos que os lobos viveram em Manhattan até a década de 1720”, explica o historiador.

manhattan antes e depois 4

Foto: Vincent Tullo / The New York Times

A região que atualmente é Staten Island, antes pertencia ao que é a formação rochosa de Palisades, hoje quase inexistente. E a área de Wall Street, centro de investimento da cidade, era simplesmente um pântano de sal.

manhattan antes e depois 5

Foto: Eric Sanderson/Wildlife Conservation Society

Se hoje somente a ilha de Manhattan é lar de mais de 1,6 milhões de habitantes, na época dos holandeses era uma pequena comunidade rural de no máximo 100 pessoas. Não foi preciso muito tempo para que a cidade se desenvolvesse, até alcançar skyline que possui hoje. Se uns chamam de avanço, outros de atraso, já que a modernidade significou uma intensa devastação, a verdade é que esta série nos faz viajar no tempo e imaginar como as coisas seriam se nossos antepassados tivessem tomado outras decisões.

Foto: Vincent Tullo / The New York Times

Foto: Markley Boyer/The Mannahatta Project

Foto: Stephen Amiaga/Wildlife Conservation Society

Foto: Eric Sanderson/Wildlife Conservation Society

Foto: Vincent Tullo /  The New York Times

Publicidade


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Semi-enterrada, casa no interior de São Paulo é feita de terra batida