Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Sabemos que já há algumas décadas os Estados Unidos se consolidou com a maior potência mundial. Mas nem sempre foi assim. Apesar de ter declarado sua independência da Inglaterra em 1776, foi somente no século 20 que o país começou a ir em direção do que é hoje. É difícil acreditar que Manhattan, hoje repleta de arranha-céus e centro de negócios dos Estados Unidos, era apenas uma ilha. Por isto, o icônico jornal NY Times fez uma incrível série que recria a região antes da ocupação humana. Ao invés de prédios altíssimos, natureza e ao invés de monumentos históricos, fazendas.
Foto: Markley Boyer/The Mannahatta Project
A reportagem especial é baseada no livro “Mannahatta: Uma História Natural da Cidade de Nova York”, organizado por Eric W. Sanderson, um ecologista sênior de conservação da Wildlife Conservation Society, baseada no zoológico do Bronx. Inédito, seu livro geolocalizou mapas antigos sobre a cidade moderna para reimaginar como eram suas colinas, praias, campos e lagoas.
Foto: Stephen Amiaga/Wildlife Conservation Society
Segundo ele, a cidade de Nova York era algo em torno de 1% do tamanho do parque natural de Yellowstone. Yellowstone tem 2,2 milhões de acres e possui 66 ecossistemas, Mannahatta tinha 55. “É um exercício de pensamento imaginar o que poderia ter acontecido se os Estados Unidos tivessem sido colonizados pelo sul, em vez de norte. Poderíamos ter decidido fazer de Manhattan um parque nacionaln e hoje estaríamos vindo para Nova York para um tipo de vida selvagem completamente diferente”, divaga naquilo que poderia ter sido a cidade, mas não foi.
Foto: Vincent Tullo / The New York Times
De acordo com inúmeros registros deixados pelos holandeses, primeiros europeus a se instalar na região, a cidade que nunca dorme tinha vastas florestas de madeira e animais, como lontras, castores e até mesmo ursos. “Temos registros históricos de um urso preto sendo baleado nas proximidades de Maiden Lane durante a década de 1630. Sabemos que os lobos viveram em Manhattan até a década de 1720”, explica o historiador.
Foto: Vincent Tullo / The New York Times
A região que atualmente é Staten Island, antes pertencia ao que é a formação rochosa de Palisades, hoje quase inexistente. E a área de Wall Street, centro de investimento da cidade, era simplesmente um pântano de sal.
Foto: Eric Sanderson/Wildlife Conservation Society
Se hoje somente a ilha de Manhattan é lar de mais de 1,6 milhões de habitantes, na época dos holandeses era uma pequena comunidade rural de no máximo 100 pessoas. Não foi preciso muito tempo para que a cidade se desenvolvesse, até alcançar skyline que possui hoje. Se uns chamam de avanço, outros de atraso, já que a modernidade significou uma intensa devastação, a verdade é que esta série nos faz viajar no tempo e imaginar como as coisas seriam se nossos antepassados tivessem tomado outras decisões.
Foto: Vincent Tullo / The New York Times
Foto: Markley Boyer/The Mannahatta Project
Foto: Stephen Amiaga/Wildlife Conservation Society
Foto: Eric Sanderson/Wildlife Conservation Society
Foto: Vincent Tullo / The New York Times
Publicidade
Por trás de cada fotografia repleta de beleza e inspiração há muita criatividade e trabalho duro. Você já parou...
Simples e eficiente o Window Cling Solar Charger é um carregador de celular que pode ser usado em qualquer lugar,...
Todos seus colegas de trabalho o conhecem como dorminhoco? Sua vida profissional está sendo afetada pelo atraso na...
Estamos tão acostumados a ver pessoas nas ruas pedindo dinheiro, que muitas vezes elas se tornam invisíveis para a...
Quando comprou um terreno todo arborizado logo atrás de sua casa, em Atlanta, a única certeza de Peter Bahouth era a...
Que tal cozinhar sua janta ao mesmo tempo - e no mesmo equipamento - em que lava roupas? Essa é a proposta destes...
Os criativos Andrea Pissarro, Rodrigo Adam e Leandro Pinheiro da JWT criaram um anúncio de revista inovador...
Thor, Capitão América, Hulk, Homem de Ferro e outros super-heróis da Marvel estrelam o filme "Os Vingadores" que...
Parece um aspirador do futuro, mas não é. É um carro conceito, o Honda Type E. Futurista, feito para apenas um...