Criatividade

O ingrediente principal do sagu é a mandioca e isso deixou as pessoas chocadas

por: Vitor Paiva

Nutritivas e saborosas, a mandioca é um dos mais antigos e tradicionais cultivos do Brasil – e cada região do país possui seu prato, sua versão e até mesmo seu nome diferente para a raiz. Entre macaxeira, aipim, castelinha, maniva, maniveira, a mandioca é uma espécie de símbolo agrícola nacional, com potencial internacional: pela força nutricional e sua versatilidade para o plantio e a cultura, a ONU elegeu a mandioca como o alimento do século XXI. A tal versatilidade também se traduz no prato, nas tantas possibilidades de uso da mandioca – para a supresa de tanta gente que descobre que, por exemplo, o sagu é também feito de mandioca.

Originário do Rio Grande do Sul, o sagu é uma sobremesa tradicional da Serra Gaúcha, utilizando vinho tinto entre seus ingredientes. As bolinhas esponjosas, para o espanto de muitos, é feita de fécula de mandiocas cozidas. A receita mistura tradições indígenas com a influência portuguesa no país – e o tweet abaixo mostra como pouca gente sabe do uso da raiz na receita do doce.

Muitos achavam se tratar de um doce feito de gelatina e vinho, ou somente de vinho, mas nunca de mandioca. Outros acreditavam na existência de um “pé de sagu”, uma árvore de onde sairiam as bolinhas – e muito admitem que ficaram sabendo da origem somente naquele momento, com aquela postagem. A fécula é preparada a partir da mandioca limpa, ralada e molhada, formando uma goma úmida, que depois é peneirada até se transformar nas bolinhas, que são aquecidas e depois resfriadas.

O vinho é adicionado junto com especiarias, como cravo e canela, mas a receita também pode ser feita com sucos ou leite.

O Sagu Junino

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fãs criam enfim o episódio final de “Caverna do Dragão”em desenho animado