Sustentabilidade

O que é Walipini, a estufa subterrânea que garante alimentos o ano inteiro

por: Redação Hypeness

Patrocinado por:
Notice: Undefined index: facebook_titulo in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/single.php on line 90

Quem vive em regiões com invernos rigorosos costuma ter dificuldades para manter uma horta em casa devido às baixas temperaturas. Walipini é uma técnica de criação de estufas subterrâneas que promete acabar com esse problema e garantir a colheita de alimentos em todas as épocas do ano.

O método é bastante usado por pequenos agricultores nos Estados Unidos, em regiões onde a variação climática é grande ao longo do ano. Para conseguir esse objetivo, a estufa fica entre 1 e 1,5 metros abaixo do solo.

A profundidade permite que os cultivos façam o máximo de aproveitamento da luz solar durante o inverno e mantenham a umidade nos meses mais quentes. No interior da estufa, as temperaturas costumam ser altas, daí o nome: Walipini significa “lugar de calor’’.

O Instituto Benson de Agricultura e Alimentação disponibiliza um manual online e gratuito que ensina a criar e manter a estufa subterrânea. É necessário dispor de uma grande área exterior para criação da Walipini, que deverá ser coberta com duas camadas de plástico ou telas, responsáveis por garantir a manutenção do calor no inverno.

Para consultar o material (em inglês), clique aqui e aprenda a fazer a sua própria estufa.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Japão pode jogar água contaminada de Fukushima no mar a partir de 2022