Arte

Obra completa de Machado de Assis para download é tudo que você precisa

por: Vitor Paiva

O maior autor da história da literatura brasileira era um homem negro que nasceu no Morro do Livramento, no Rio de Janeiro, não concluiu os estudos formais mas logo cedo demonstrou interesse e aptidão pelas letras: foi em 1854, com somente 15 anos, que Joaquim Maria Machado de Assis publicou seu primeiro texto. Dali até o fim de sua vida, aos 69 anos, Machado de Assis se tornaria referência solar para a literatura nacional em romances, contos, poemas, crônicas, críticas, ensaios, traduções e mais.

Foram 10 romances, 5 coletâneas de poemas, 200 contos e mais de 600 crônicas, além dos trabalhos como crítico. E essa obra hoje está disponível para download, conforme reuniu a Revista Prosa Verso e Arte, a partir de diversas fontes de acesso a tal obra digitalizada. A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin é uma das que disponibilizam seu acervo machadiano, mas não somente: o próprio MEC e a Academia Brasileira de Letras, fundada por Machado em 1897, também oferecem a obra do “Bruxo do Cosme Velho” para download.

O jovem Machado

Na reportagem da Revista Prosa Verso e Arte, porém, há ainda outras fontes para acessar toda a obra de Machado gratuitamente – com destaque especial para o trabalho de contista do autor, além de sua “Trilogia Realista”, composta pelos romances Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 1881, Quincas Borba, de 1891, e Dom Casmurro, de 1899, considerados os pontos mais altos de sua obra.  Machado de Assis faleceu no Rio de Janeiro em 29 de setembro de 1908 como um dos grandes autores modernos do mundo e um dos nomes maiores da literatura em língua portuguesa em todos os tempos.

Última foto conhecida do autor

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
5 pinturas alegóricas famosas e seus significados ocultos desvendados