Criatividade

Panelaço vira música e lucro será usado na luta contra o coronavírus

12 • 05 • 2020 às 18:04 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

O panelaço já se tornou instituição política no país, e desde governos anteriores e até hoje é utilizado como veículo para a participação popular na demonstração de descontentamentos com – e na administração atual tais demonstrações se tornaram compromisso fixo, em especial diante da trágica postura oficial diante da pandemia do coronavírus. A fim de transformar o som das panelas sendo batidas nas janelas em doações para o combate a Covid-19, um grupo de publicitários e músicos se reuniu para criar o “Álbum Panelaço”, projeto que transforma as batidas em músicas, e as audições em doações para o combate ao coronavírus.

O sistema é simples e direto: a cada nova assinatura em uma petição, um novo som de panela é gravado pelo percussionista Kabé Pinheiro, e o nome do assinante é inserido como parte do “Álbum Panelaço”. As canções gravadas são disponibilizadas em plataformas como Spotify e Deezer, e 100% dos valores arrecadados pela execução das músicas é transformado em doação para o projeto Makers Contra a Covid que, a partir de impressoras 3D e utilizando trabalho voluntário, produz máscaras para profissionais de saúde trabalhando contra o novo coronavírus.

“Depois de destruir a primeira panela batendo na janela, fui atrás de um áudio que me permitisse manter o protesto sem estragar todo meu arsenal de cozinha. Dividi o som com os amigos e isso viralizou, até que vimos o potencial de transformar tudo isso em um movimento positivo, com benefícios reais à sociedade”, afirmou o músico e produtor Lucas Mayer.

O músico e produtor Lucas Mayer © reprodução

Além de Mayer e Pinheiro, participam do projeto os publicitários Pedro Américo, Luis Paulo Gatti e Edu Balestra, da agência BBDO Berlim. O projeto será mantido em constante produção, e as duas primeiras faixas, “O Chamado” e “Ficando em Casa”, já estão disponíveis.

Publicidade

© fotos: créditos/divulgação


Canais Especiais Hypeness