Inspiração

Paraisópolis treina moradores e cria 60 bases de emergência contra coronavírus

12 • 05 • 2020 às 18:04 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

A fim de criar uma frente eficaz no combate ao novo coronavírus em uma das maiores favelas de São Paulo, um projeto de formação de brigadas de socorristas capacitou mais de 240 moradores para estabelecerem novas equipes de saúde e socorro em Paraisópolis, na zona sul da cidade. São 60 bases divididas em 10 para cada microrregião da comunidade, no Centro, Grotão, Grotinho, Brejo, Prédios e Antonico.

© Josi Martins/Arquivo Pessoal

A iniciativa, uma parceria da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis com o G10 das Favelas, o Grupo Bombeiro Caetano (GBC) e a Associação Bombeiro Mirim Juvenil Voluntário (BMJV), busca contornar um pouco a carência de atendimentos da região, já que o SAMU e outros serviços de saúde pouco atendem no local. O serviço dos novos socorristas, equipados com pranchas longas, kits de primeiros socorros, e equipamentos de proteção indívudual, não são exclusivos para os pacientes com Covid-19, mas para qualquer necessidade de saúde.

Acima e abaixo: aulas de formação dos socorristas © Givanildo Bastos/Arquivo pessoal

 

Os socorristas formados no último dia 06 juntam-se a outros profissionais que já atuam na região: desde o início da pandemia que moradores de Paraisópolis se uniram para contratarem médicos, enfermeiros e ambulâncias. A ideia é que os socorristas iniciem os trabalhos, com primeiros socorros e outros atendimentos, até a chegada da ambulância e dos médicos, e também possam ajudar na retirada de corpos em lajes e locais de difícil acesso para conter a pandemia. Um financiamento coletivo foi aberto para levantar fundos pela aquisição dos equipamentos e o pagamento dos profissionais envolvidos.

© Arquivo pessoal

Publicidade

Canais Especiais Hypeness