Debate

Polícia desmantela grupo nazista que tentou criar imagem de ‘nazistas do bem’

por: Redação Hypeness

Partindo de postagens em redes sociais, a Polícia Civil de São Paulo está investigando um grupo que propaga mensagens de apologia ao nazismo e exaltação ao ditador alemão Adolf Hitler. Atuando a partir de uma página intitulada Misanthropic Division, o grupo foi inicialmente denunciado pelo policial civil Leonel Radde, do Rio Grande do Sul, que publicou material recebido sobre a ação do grupo e, segundo seu post, acionou policiais de São Paulo e Santa Catarina. As informações são da Ponte Jornalismo.

Paula Diamond e Nandão com retrato de Adolf Hitler © Arquivo/Ponte

As fotos que compõem a denúncia mostram um homem e uma mulher, identificados como Paula Carina Caputo Gomes (conhecida como Paula Diamond) e Fernando Paes Cândido (conhecido como Nandão) ao lado de um quadro com a imagem de Hitler e vestindo ou empunhando suásticas.

Post de Paula com bandeira de Israel queimando © Arquivo/Ponte

As informações recolhidas sugerem se tratar de um grupo que surgiu na Ucrânia mas que trabalha recrutando e atuando em todo o mundo – a tal página original possui mais de 135 assinaturas.

Paula celebrando em post o aniversário de Hitler © Arquivo/Ponte

Além de propagar mensagens de ódio aos judeus e devoção ao nazismo, o grupo compartilha informações falsas diversas – ora, por exemplo, sobre Marielle Franco, vereadora assassinada no Rio de Janeiro em 2018, ora sobre os próprios nazistas, tentando amenizar a imagem do regime alemão e fabricar impressão de “nazistas do bem” – um oximoro impossível e falso. Como apologia ao nazismo é crime no Brasil, a situação está sendo invesdtigada pela Delegacia de Crimes Racias e Delitos de Intolerância (Decradi), conforme revelou reportagem do site Ponte Jornalismo.

“Nandão” com bandana estampada com suástica © Arquivo/Ponte

Publicidade

© fotos: créditos


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mark Chapman diz que matou John Lennon por vaidade e se desculpa com Yoko Ono