Seleção Hypeness

Por elas, para elas: 6 presentes feitos por mães empreendedoras para a sua mãe

por: Karol Gomes

Assim como na Páscoa, nos aniversários mais recentes ou como o dia a dia da população no mundo, o Dia das Mães em 2020 não poderá ser como antes – não em tempos de pandemia do novo coronavírus e da recomendação por parte do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS) de quarentena e isolamento social. 

Claro que poder abraçar sua mãe e ter um delicioso almoço junto com ela no próximo domingo seria o Dia das Mães ideal, mas hoje o presente material acaba ganhando outro significado, como o recado de que tem um filho pensando em uma pessoa especial, mesmo que de longe. Hoje existem muitas maneiras de fazer conexões e garantir um presente especial para ela. 

E nos tempos em que vivemos, é possível fazer muito mais: além de presentear sua mãe, é possível ainda apoiar uma outra mãe que, em meio a esta crise econômica puxada pela pandemia, precisa de apoio com seu empreendimento. Se já está difícil para o empreendedor como categoria, para as mães que empreendem, a situação é pior. 

O alto índice de demissão de mulheres após a chegada dos filhos, 48% segundo pesquisa FGV, é um dos principais motivos que levam as mulheres a empreenderem após a chegada dos filhos. 

7 restaurantes de imigrantes delivery pra viajar o mundo sem sair de casa e apoiar quem precisa

Outra razão é a impossibilidade de trabalhar quando elas não têm com quem deixar os filhos pequenos – de acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre as crianças de 0 a 3 anos que pertencem aos 20% com a renda domiciliar per capita mais baixa do país, 33,9% estão fora da escola porque não existe vaga ou creche perto delas. Já entre no grupo de 20% com a renda mais alta, esse problema só atinge 6,9% das crianças.

Só se pode imaginar uma piora de toda essa situação depois que a crise provocada pelo coronavírus passar e o comércio voltar a funcionar. Pensando nisso, o Hypeness consultou o conteúdo da Maternativa e Compre das Mães para fazer uma seleção especial de produtos feitos por mães empreendedoras para presentear no próximo domingo. Se você deixou o presente para cima da hora, não se preocupe: as opções são diversas e muitas empreendedoras estão trabalhando com sistemas de entrega especiais para a data. Confira: 

1 –  Ve Lira Cerâmica

Verônica é jornalista, mãe de uma menina de 6 anos e, como ela mesma define: ceramista por paixão e vocação. Depois de 20 anos no mundo corporativo, mergulhou no universo que ama tanto, criando bijuterias, canecas, tigelas, pratos e esculturas. 

2 – Akotii

Suzana Sousa é doula puerperal, assessora de Babywering e mãe de quatro. Por meio da Akotii (nome em homenagem à Akotirene primeira líder do Quilombo dos Palmares), ela oferece um produto essencial para mães com filhos pequenos: o sling, ou carregador de bebês. 

3 – Nectare Vegano

Sua mãe gosta de doces? Então é legal entrar em contato com a Ana Beatriz do Nectare Vegano. Com um pé na Bahia e outro em São Paulo, ela prepara delícias veganas para venda depois de deixar a área de Comunicação e Relações Públicas. 

4 – Canecas da Gabi

Gabriela Mori passou 13 anos no mundo corporativo – foi de estagiária a country manager – até passar a trabalhar como “canequeira”, como ela mesma classifica. Minhas de suas peças são exclusivas, todas escritas e ilustradas à mão. 

5 – Manitu Estúdio

Renata Malachias define seus produtos de decoração como “objetos com significado”. Ela trabalha com bordado livre, pintura e outras técnicas manuais e atende sob encomenda. 

6 – Ateliê Xongani 

Por trás das peças coloridas e tecidos originários de diversos países no continente africano, estão mãe e filha trabalhando na confecção. 

Publicidade

Fotos: Reprodução / Instagram


Karol Gomes
Karol Gomes é jornalista e pós-graduada em Cinema e Linguagem Audiovisual. Há cinco anos, escreve sobre e para mulheres com um recorte racial, tendo passado por veículos como MdeMulher, Modefica, Finanças Femininas e Think Olga. Hoje, dirige o projeto jornalístico Entreviste um Negro e a agência Mandê, apoiando veículos de comunicação e empresas que querem se comunicar de maneira inclusiva.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Empresa surpreende funcionários com bônus surpresa a ser gasto em comércio local