Quem cresceu ou mesmo quem era adulto na virada dos anos 80 para os anos 90 sonhava em jogar ou mesmo em ser um pouco como Michael Jordan – e se alcançar o basquete de Jordan era impossível até mesmo para outros jogadores da NBA, o mais próximo que nós, meros mortais, podíamos chegar era vestir o mesmo par de tênis que ele. Assim começou o sucesso do Air Jordan 1, tênis projetado pela Nike em 1985 para ser vendido e usado pelo jogador em quadra, e o primeiro a trazer a assinatura de alguém em todos os tempos, que se tornou um fenômeno de vendas sem igual a partir de seu lançamento. A medida desse sucesso está no valor do primeiro tênis usado por Jordan e assinado pelo jogador, recentemente vendido em leilão por 560 mil dólares – em torno de 3,3 milhões de reais.
O leilão, realizado pela tradicional casa Sotheby’s, se deu justamente na celebração pelos 35 anos da marca Air Jordan, e coincidiu com o sucesso da série documental Last Dance, produzida pela ESPN e lançada pela Netflix (sob o nome Arremesso Final, em português) contando a história da era Jordan no Chicago Bulls, focando especialmente no último dos seis títulos conquistados pelo time.
Em um dos episódios da série, o lançamento e o sucesso do tênis é retratado como um verdadeiro fenômeno cultural de uma época, impactando não só o esporte, mas também o cinema, a música e a cultura do país de modo geral. Atualmente o Nike Air Jordan está no modelo 34.
O primeiro tênis assinado pelo maior jogador de basquete de todos os tempos bateu recordes de venda, e o exemplar usado pelo jogador em quadra e autografado por Jordan também bateu recorde: previsto para custar entre 100 mil e 150 mil dólares, o par de tênis tornou-se o mais caro vendido em todos os tempos – o valor de 560 mil dólares foi alcançado após 25 lances no leilão.
Os tênis leiloados têm tamanhos diferentes em cada um de seus pés: número 13 no pé esquerdo (equivalente ao 45 brasileiro), e 13,5 no pé direito.
Os dez episódios de Arremesso Final já estão disponíveis no Netflix, oferecendo a dimensão épica do que foi o time do Chicago Bulls dos anos 1990 e da carreira de Michael Jordan, começando como uma estrela do basquete universitário e indo para a NBA e para os Bulls até se tornar o maior jogador da história do basquete.
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.
Branded Channel Hypeness
Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.