Inspiração

Rede de afeto ameniza pandemia e leva amor através de 5 mil ligações para lar de idosos

por: Vitor Paiva

O combate ao coronavírus e a manutenção da saúde durante a quarentena exigem investimento financeiro, mas não somente: para ajudar ao próximo, a moeda pode ser também o afeto. É o que pede a campanha “Oferta de Amor” do Abrigo Presbiteriano, no Rio de Janeiro: ao invés de doações em dinheiro, o lar de idosas pede doações de amor – através de telefonemas para conversar com algumas das senhoras abrigadas no local. A iniciativa tocou o coração do público, e o resultado foi maior do que o inicialmente esperando – e uma onda de afeto tomou conta do lar.

“A princípio, a ideia era que os cerca de 30 conselheiros tirassem um tempo para telefonar e conversar com elas, já que a visita de parentes, familiares e amigos está proibida por conta dos perigos do coronavírus.”, disse João de Almeida Fernandes Filho, presidente da instituição. “Só que um de nós perguntou se poderia compartilhar a ideia com alguns amigos e nós concordamos. Foi aí que a coisa viralizou”, afirmou. Foram quatro mil telefonemas em apenas três dias, e uma linha telefônica exclusiva teve de ser disponibilizada.

“Teve telefonema até de fora do país: da Austrália, de Portugal, da Inglaterra, dos Estados Unidos, da Espanha… Gente de um monte de lugar. Foi muito além do que imaginávamos. Ficamos um pouco preocupados em conseguir dar conta de tudo, mas não vamos deixar de responder. Foram muitos gestos de amor e carinho. Isso não tem preço.”, disse João.

 Por conta da pandemia, naturalmente as visitas presenciais estão proibidas no abrigo, e os telefonemas são determinantes para a saúde das moradoras mas, segundo relatos, os telefonemas visavam oferecer mas também receber carinho, visto que muita gente se encontra sozinha durante o período de quarentena. O resultado da campanha levou as simpáticas senhoras a gravarem um vídeo de agradecimento a todos que participaram da iniciativa.

Localizado no bairro de Lins de Vasconcelos, o Abrigo Presbiteriano é hoje lar para cerca de 20 senhoras entre 77 e 100 anos, e completou 60 anos de atividades no último dia 24 de maio. A mensagem que viralizou pode ser lida abaixo – e, como carinho nunca é demais, a campanha segue em plena e amorosa atividade.

O Abrigo Presbiteriano para Idosas, localizado no Lins de Vasconcelos, está pedindo ajuda. Não de doação de roupas, fraldas geriátricas, produtos de limpeza ou itens de higiene pessoal, mas de amor ❤️ Por este número, (21)97141-0440 (WhatsApp), você pode falar com uma ou mais idosas, conversar um pouco com elas, mostrar interesse por elas. Ao final desta mensagem você verá a lista com os nomes e idades das internas. Para qual(is) dela(s) você vai ligar?

Olá Amigos !
As idosas do Abrigo Presbiteriano fizeram um vídeo especial em agradecimento as mais de 4.000 mensagens…

Posted by Abrigo Presbiteriano on Thursday, May 28, 2020

As ligações podem ser feitas nos seguintes horários: 09h00 às 10h00, 14h00 às 15h00, 15h30 às 16h30. Você também pode gravar um áudio ou pequeno vídeo para a(s) idosa(s) que desejar alegrar. Vamos levar uma mensagem de esperança para essas senhoras que, por precaução, estão isoladas, mas não incomunicáveis.

Lista com seus nomes e idades:

ALAYDE, 100

ANA PINTO, 84

ELDA, 90

FANI, 87

HELENITA, 85 

IRENE, 87

ISALÉIA, 90

LÉA, 80

MARIA ALAYONE, 88

MARIA BRANCA, 91

MARIA DA GLÓRIA, 87

MARIA JOSÉ GASTÃO, 77

MARIA JOSÉ MACIEL, 91

MARIA SOUZA, 96

MIRIAN, 96

ONDINA, 97

VILMA, 85

WALMÉA, 81

O ABRIGO CONTA COM SUA OFERTA DE AMOR!

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Amor no cinema: filmes mostram a evolução de como o sentimento LGBTQ+ é tratado nas telas