Tecnologia

Robô gorila se mistura a integrantes de grupo e registra momentos nunca antes vistos

por: Gabriela Glette

Todos sabemos que, para ter acesso ao que verdadeiramente acontece no cotidiano de um grupo de pessoas, precisamos de uma câmera escondida ou até mesmo de um agente infiltrado. O mesmo acontece com os animais, já que quando eles sabem que estão sendo filmados seu comportamento muda. Sendo assim, uma equipe de cineastas da John Downer Productions teve uma ideia genial e decidiu infiltrar alguns robôs gorilas em uma família de gorilas e o resultado não poderia ser mais apaixonante. Graças a estes agentes secretos, hoje temos imagens únicas destes animais cantando, interagindo naturalmente e até mesmo soltando pum!

robô gorila infiltrado 1

Para que o plano tivesse sucesso, a equipe optou por um bebê gorila: Pensamos quais animais espiões seriam melhores para filmar o grupo. Por exemplo, não seria uma boa ideia infiltrar um gorila de Silverback Mountain, pois isso poderia ser visto como uma ameaça demais para os animais reais. Por isso, optamos por um bebê gorila”, explicou o cineasta Matt Gordon.

robô gorila infiltrado 2

Todos os robôs foram criados com a ajuda de biólogos e zoólogos e, claro, uma equipe de cientistas competente. Segundo eles, o segredo estaria nos olhos: “Perguntamos a esses especialistas em quais recursos devemos nos concentrar. Eles disseram que, para os gorilas os olhos eram extremamente importantes, já que eles aprendem muito um com o outro olhando nos olhos”, explica Gordon. A partir deste pressuposto, os cineastas projetaram o gorila espião para poder fechar e mover os olhos para que, quando necessário, ele pudesse desviar o olhar para mostrar respeito aos gorilas reais.

robô gorila infiltrado 3

O plano não somente deu certo, como estas foram as primeiras imagens já capturadas de gorilas cantando. Especialistas dizem que eles fazem isso quando encontram comida e precisam notificar outros integrantes do grupo.

robô gorila infiltrado 4

O que o experimento descobriu

O coro de agradecimento é como a equipe nomeou o hábito dos gorilas cantarem. Segundo eles, essa descoberta fornece um ponto de vista interessante sobre a evolução da linguagem e da comunicação vocal em geral. Mas isto não é tudo.

robô gorila infiltrado 5

Como o vídeo mostra, eles podem escalar árvores, mas costumam ficar chão em comunidades de até 30 indivíduos. Eles se organizam de acordo com as estruturas sociais; as tropas são lideradas por um homem adulto mais velho e dominante, geralmente chamado de silverback devido à faixa de cabelos prateados que adornam seu pêlo escuro. Os grupos também incluem alguns outros jovens do sexo masculino, algumas do sexo feminino e seus filhos.

robô gorila infiltrado 6

É o líder que organiza todas as atividades, como comer, aninhar folhas e movimentar-se. Aqueles que têm um problema e decidem desafiar o macho alfa são postos em prática por demonstrações impressionantes de poder físico. Ele pode ficar de pé, arremessar coisas, fazer ataques agressivos e bater no peito enorme enquanto grita e solta rugidos assustadores. No entanto, os gorilas geralmente são calmos e não agressivos, a menos que sejam perturbados. Assista o vídeo completo abaixo:

Publicidade

Fotos: John Downer Productions


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Encruzilhada: humanidade caminha para mais profunda guinada tecnológica da história