Debate

Santa Catarina vive quarentena de festas e deboche com o ‘meme do caixão’

por: Yuri Ferreira


A reabertura do comércio em Santa Catarina, decretada pelo governador Carlos Moisés (PSL), pode ter um custo alto para o povo catarinense. A quarentena foi flexibilizada e segundo a Polícia Militar, cerca de 720 mil pessoas estão circulando normalmente pelas ruas e o número de infecções por covid-19 só tem aumentado no Estado. Segundo a Folha de São Paulo, os técnicos do Ministério da Saúde apontam que SC será o próximo epicentro da epidemia no país.

Quarentena de festas e deboche ao coronavírus: regiões de classe média alta mostram irresponsabilidade diante da pandemia em Florianópolis, capital de Santa Catarina

– Homem é preso por cárcere privado após ser barrado em banco por falta de máscara; entenda

Em Florianópolis, diversas festas privadas foram registradas em Jurerê Internacional, Lagoa da Conceição, Cacupé e nos Ingleses. Em uma festa, as imagens de redes sociais mostram as pessoas fazendo deboche com o ‘meme do caixão‘ enquanto quebram o isolamento social. Um perfil no Instagram, que você pode ver aqui embaixo, tem compilado os perturbadores registros dessas reuniões:

View this post on Instagram

DR IGOR CALDAS??‍⚕️ após um cansativo plantão de 24 h em Sp, veio comemorar às 450 mortes de hoje no Brasil, em Jurerê internacional, e dançar com amigos a Música dos coveiros de GANA?? ???‍⚕️.Obrigado a todos pelo nosso Record de MORTES?diárias no Brasil ?? e as 7000 famílias que perderam Algum enti Querido ATÉ O momento de Covid-19. . ?Patrocínio by Ministério dá Saúde. . Para todos verem a florianopolis na quarentena @mari.ieduardaa @mairapizzolo @marigonzalez @thelminha @bbb @bbb_ofic @agentes_pf @pfarias10 @andre_santos27 @lu.robaskewicz @luizapolidorio @olucazhollanda @zaguiniblogueiro @gustavopiazza @keilapazzetto @gmflorianopolis @pmscoficial @tjscoficial #drigorcaldas #jurereinternacional #coronavirus #dj #festa #party #medico #sus #geanloreiro #govmoises #crm #floripa #noite #dance #caixao #fodasseavida #fuckyoulife #covid19 @liliberger @praiadosinglesesfloripa @floripatattoo @bbetha @li_jochen @nataliamell @natacha_maia @nathsilver @raphaelpolitoficial @raphaelakuerten #paz #love #vida #amor @giuliademello @giuliamarquesd @nicole.davilaa @carolgravi @leodias @leocoelhobonvivant @regispleonardo @cesinhaprodutor @jav_gama @dr.marceloevandro @draluizahames @dr._rafael_loeblein @dr._rafael_loeblein @draluizahames @gustavonau @drvitorgondim #love #sunset #instagood #dr#

A post shared by Luana Julia Limamm (@juliialimamm) on


A Polícia Militar registrou 22 chamadas por perturbação ao sossego. A multa de R$ 2,5 mil para quem desrespeitar o isolamento social na capital catarinense não parece perturbar os bairros mais ricos da cidade. O coronel Araújo Gomes, comandante Geral da Polícia Militar em Santa Catarina, disse que a apuração das imagens será feita pela Polícia Civil pela ausência de flagrante. O Ministério Público Estadual afirmou estar conduzindo uma investigação para punir os participantes.

– Livre da Covid-19, Gabriela Pugliesi perde patrocínio após festa com ex-BBB em plena pandemia

“Não vamos tolerar esse tipo de desrespeito às nossas normas sanitárias. O risco não é somente de quem estava na festa, mas de toda a cidade”, afirmou o prefeito de Florianópolis, Gean Loureira (DEM), em suas redes sociais.

As imagens da abertura shopping Neumarkt, em Blumenau, são um símbolo do que está acontecendo no território barriga-verde. Centenas de pessoas desrespeitando o isolamento social frequentando um serviço não essencial. O reflexo da flexibilização da quarentena vieram rápido: um dia após as cenas registradas no shopping, o número de casos do novo coronavírus cresceu 37% na cidade. Em uma semana, o número de casos confirmados no estado dobrou.

“O que me chamou a atenção foi o salto do número de casos de uma semana para outro e a redução drástica do nível de isolamento social. Uma coisa está ligada à outra. É certo que houve uma pressão grande no governador e nos prefeitos, por parte da população, além da cena assustadora que aconteceu no shopping. O que dá um pouco de tranquilidade é que só 20% dos leitos estão ocupados”, afirmou a colunista Carolina Bahia à TV RBS de Santa Catarina.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ele largou a escola, montou uma loja de fantasias e acabou ganhando R$ 18 milhões na pandemia