Sustentabilidade

SP coleta 1 tonelada de vidro de supermercados para reciclagem; entenda o projeto

por: Yuri Ferreira

Uma parceria entre o Grupo Pão de Açúcar, a start-up Green Mining e a Ambev está realizando um incrível trabalho para expandir a reutilização de vidro na cidade de São Paulo. Em frente à diversos super-mercados, lixeiras com coleção de vidro para a reciclagem estão postas. E a ideia deu certo: 1 tonelada do material foi coletada em apenas um mês.

Espalhadas em frente aos mercados Minuto Pão de Açúcar, as lixeiras recebem em especial garrafas long neck. Segundo as empresas, foram 5 mil garrafas desde o início de março, o que representa meia tonelada de vidro por mês.

– Einstein, Gerdau e Ambev vão construir hospital com 100 leitos para pacientes com Covid-19

Parceria entre start-up de sustentabilidade e as gigantes Ambev e Pão de Açúcar já tirou 1 tonelada de vidro reciclável das ruas

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, o aumento da produção de lixo doméstico deve aumentar entre 15% e 25% durante a pandemia e a dificuldade de depositar garrafas de vidro adequadamente pode ser um problema. Infelizmente, são apenas 6 pontos de coleta na cidade de São Paulo.

A iniciativa começou antes da quarentena, mas foi mantida em meio a pandemia. Segundo os colaboradores, o serviço é feito com cuidado e proteção para os funcionários.

“Temos tomado todos os cuidados, principalmente com os nossos colaboradores e coletores que se colocam na linha de frente para manter esse serviço essencial. Como as lixeiras são exclusivos para vidro, nossa equipe retira o saco fechado e leva diretamente um contêiner em nosso ponto de concentração, sem contato com a embalagem”, afirma Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining.

Depois de coletado, o vidro é colocado em contêineres que são redistribuídos para a fábrica da Cervejaria Ambev, no Rio de Janeiro, onde entra novamente na cadeia de produção de embalagens para cervejas e outras bebidas.

Onde descartar e seu vidro?

  • Avenida Paulista, 407 – Bela Vista
  • Rua Padre Antônio José dos Santos, 554 – Brooklin
  • Rua João Moura, 509 – Pinheiros
  • Av. Dr. Cardoso de Melo, 482 – Vila Olímpia
  • Rua Fidêncio Ramos, 81 – Vila Olímpia
  • Rua Cardoso de Almeida, 1292 – Perdizes

Para fazer o descarte adequado dos vidros, leve eles secos e limpos para o local. Isso agiliza o processo de reciclagem. Todos os tipos de recipientes do material valem, desde que não estejam devidamente higienizados e não estejam quebrados.

Publicidade

Fotos: Foto 1: Divulgação Destaques: © Getty Images


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
China surpreende com florestas capazes de absorver mais poluentes que o esperado