Ciência

Superlua florida será a última de 2020 e coincide com chuva de meteoros

por: Redação Hypeness

A última Superlua do ano ascenderá nesta noite e é esperado que ela seja até 6% maior do que o normal. Não que luas gigantes sejam um evento recorrente – o movimento astronômico acontece poucas vezes em um ano, quando 90% do perigeu (maior aproximação da lua à Terra) e a fase de lua cheia têm datas muito próximas. 

Chamada de Flower Moon (Lua-flor, em tradução livre), seu nome homenageia a primavera no Hemisfério Norte. E ela terá companhia: a Chuva de Meteoros batizada de Eta Aquariids, que atingiu seu pico ontem. Os Eta Aquariids ocorrem todos os anos, de meados de abril até o final de maio, quando a Terra passa pelo fluxo de detritos deixados para trás pelo Cometa de Halley – o que resulta em dezenas de estrelas cadentes a cada hora. Hoje elas se tornarão visíveis a olho nu, graças a luz da Superlua.

Em abril, a Superlua Rosa também brilhou, o que dá a entender ser um fenômeno comum. Entretanto, a próxima “visita” do tipo acontecerá apenas em abril de 2021. 

– Planeta do tamanho da Terra descoberto pela Nasa em ‘zona habitável’ é 50% mais frio

O ápice da aparição ocorre pelo fato de a Terra estar entre a Lua e o Sol, sendo que, no alinhamento dos três, durante a Lua cheia, o satélite se encontra diretamente oposto à nossa estrela. 

Devido ao ponto de órbita mais próximo da Terra, acentuando o brilho em cerca de 15%, o tamanho da superlua pode ser até 7% maior que o da Lua cheia habitual. 

– Quarentena provocada pelo coronavírus mudou movimento da Terra

Caso o tempo não ajude na sua observação, será possível acompanhar o evento por meio das imagens de um telescópio virtual, que transmitira tudo ao vivo no link abaixo. 

 

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Astrônomos criam vídeo com primeira foto de buraco negro já vista na história