Tecnologia

Twitter cria novo dispositivo contra fake news sobre coronavírus

18 • 05 • 2020 às 18:12 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Combater as fake news em tempos de pandemia é também uma medida importante para combater a própria doença. A informação correta pode ser a diferença entre a vida e a morte, o controle e o contágio, no caso de medicamentos, comportamentos, medidas e cuidados para evitar a maior disseminação do novo coronavírus – e como as redes sociais são o campo mãos fértil para a proliferação de notícias mentirosas, o Twitter decidiu agir, e incluir etiquetas e avisos informando que um eventual tweet contém informações controversas ou enganosas sobre a Covid-19.

Exemplo de indicação para link correto sobre a Covid-19 no Twitter © reprodução

Segundo o anúncio, feito no início da semana passada, no caso de tweets contendo fake news em que os danos sejam considerados amenos ou avisos fornecerão links com informações comprovadas sobre determinado assunto, a partir de avisos confirmando que tal notícia contraria a orientação de especialistas de saúde pública. Em casos mais graves, porém, a rede confirmou que as postagens poderão ser excluídas, e tais medidas podem ser aplicadas a postagens anteriores à novidade, seja quem for o autor do tweet. Serão três níveis de fake news em classificação: informações enganosas (confirmadas por especialistas como farsas), reivindicações disputadas (com veracidade ou precisão desconhecidas) e declarações não verificadas (não confirmadas à altura do compartilhamento). Cada categoria aponta para um rótulo ou atitude diferente por parte da rede.

“O conteúdo dividido nesse tweet conflita com com as indicações de especialistas em saúde referentes à Covid-19. Saiba mais”, diz o aviso. 

A medida é uma primeira resposta à pressão que as grandes redes sociais e plataformas, como Facebook, Youtube e Google, para controlarem e combaterem a disseminação de mentiras sobre o novo coronavírus e a pandemia atual. Fake news cobre curas para a doença, sobre o contágio do vírus, sobre a origem da pandemia ou mesmo sobre medicamentos e outras medidas que podem colocar a vida de pessoas em risco vêm sendo propagadas com intensidade similar à própria propagação da doença. O Youtube também anunciou passará a exibir avisos informativos, linkando a outros artigos, para verificação de mentiras ou orientações questionáveis sobre o tema, a partir de pesquisas nos EUA.

Publicidade

© fotos: reprodução


Canais Especiais Hypeness