Inovação

Universidade cria dispositivo capaz de reproduzir quase todos os sabores de comida

por: Yuri Ferreira

Cientistas da Universidade de Meiji, no Japão, criaram um dispositivo capaz de criar quase todos os sabores de comidas através de uma combinação similar a do monitor do seu computador. É claro que lamber um aparelho eletrônico pode não ser a coisa mais legal do mundo, mas a invenção promete emular diversos sabores que você experimenta no seu dia-a-dia.

A invenção, chamada de Norimaki, cria um gel de cada sabor básico (doce, azedo, salgado, amargo e umami) para recriar o gosto de quase todos os alimentos. A surpresa vem no tal ‘umami‘, que, na verdade, é o famoso sabor do glutamato monossódico – aquele gosto de miojo ou tempero de Sazón – que não é exatamente salgado, mas faz você passar mais vontade. Mas dá pra sentir a falta da textura, né?

– Publicitários criam prato inovador inspirado em esponjas que absorve o excesso de óleo na comida

Já pensou em emular sabores através de um dispositivo? A ideia estranha foi desenvolvida e simula diversos gostos em uma aparelho de lamber

Combinando as doses certas de doce, azedo, salgado, amargo e umami, o equipamento consegue te dar a sensação de estar se deliciando com algo sem necessariamente ingerir a comida. O gel utiliza ácido cítrico (para o sabor azedo), sal (para o salgado), glutamato monossódico, o ajinomoto, (para o umami), glicito (para o doce) e cloreto de magnésio (para o azedo).

– Provamos o hambúrguer vegano que sangra e conquistou os amantes da carne nos EUA

A lógica por trás do Norimaki é similar a do monitor, que combina três luzes (ciano, magenta e verde) para recriar todas as cores que a gente vê. Dessa maneira, o sintetizador de sabores criado pela Universidade de Meiji é capaz de simular os sabores de diversos alimentos, nos dando a impressão de estarmos comendo os alimentos. Segundo os criadores, a ideia é criar um dispositivo parecido com os do cigarro eletrônico.

Aqui tem um vídeo que explica como funciona a invenção tecnológica (e um pouco bizarra):

Publicidade

Fotos: Reprodução/Youtube


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Lily Allen promove masturbação feminina e lança vibrador em parceria com sex shop