Inspiração

Vovó de 89 anos produz 600 máscaras enquanto ouve Beatles

04 • 05 • 2020 às 10:09 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Quando tomou conhecimento da pandemia do coronavírus e da necessidade de ficar isolada em quarentena, a avó Teresa Provo não teve dúvidas: morando sozinha aos 89 anos na cidade de Chicago, nos EUA, ela juntou seu talento para a costura, seu amor por sua família e seu prazer em ouvir a música da maior banda de todos os tempos, e foi ao trabalho. Ao som dos Beatles, Teresa passou a ocupar seus dias costurando máscaras – inicialmente para cada um dos 50 membros de sua família, para protege-los na pandemia.

© reprodução

Teresa juntou todo o tecido que possuía, e personalizou cada máscara para cada parente, com símbolos de seus times preferidos, e incluindo bilhetes manuscritos, enviou as máscaras pelo correio para todo o país. Todo seu trabalho foi realizado ao som de sua banda preferida: os Beatles. Na filmagem abaixo, a canção não poderia ser mais apropriada: “Help!”, de John Lennon. “Ela adora os Beatles, porque quem não gosta?!“, disse Amy Szabo, neta de Teresa, em entrevista para um canal de TV local.

Grandma jams out while sewing 600 masks… Check it out! goodnewsnetwork.org/89-year-old-sews-600-masks-while-listening-to-the-beatles/

Posted by Geri Weis-Corbley on Sunday, April 19, 2020

Com o passar do tempo, o gesto de Teresa foi além, e depois de entregar as máscaras para toda sua família, ela se reuniu em parceria com um grupo de idosos de Chicago para costurar máscaras para todos os moradores do lar de repouso onde Teresa vive.

Familiares de Teresa com suas máscaras © arquivo pessoal

Duas semanas depois, o grupo já confeccionou mais de 600 máscaras, mas os trabalhos não param. “Levamos duas semanas, mas terminamos”, disse a idosa. “Mas eu ainda estou trabalhando em algumas”, ela diz, preparando suas agulhas enquanto a próxima música dos Beatles começa.

© arquivo pessoal

Publicidade

© fotos: créditos


Canais Especiais Hypeness