Inspiração

5 ideias criativas para incentivar a doação de sangue que fizeram a diferença

por: Gabriela Rassy

O mês de junho, além do São João e do Dia dos Namorados, é um momento para lembrarmos a importância da doação de sangue. Apelidado “Junho Vermelho“, o mês é dedicado à conscientização da das pessoas para os estoques nos hemocentros. Especialmente neste momento de pandemia do novo coronavírus, campanhas que incentivam doadores são essenciais.

Por conta da necessidade de isolamento, Dante Langhi, presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), recomenda que voluntários interessados em doar entrem em contato com os bancos de sangue para agendar previamente o procedimento.


Ao longo dos anos, muitas campanhas fizeram a diferença na hora de manter os estoques de sangue cheios. Selecionamos algumas para inspirar e lembrar que, num momento de crise, precisamos pensar no próximo. Vamos nessa!

Viagem grátis para doar
Durante o período da pandemia do coronavírus, com a grande superlotação dos hospitais prevista pelas autoridades e com a quarentena instituída por vários estados no país, a tendência é que os bancos de sangue aumentem a sua demanda e percam doadores. Por isso, a Uber anunciou que irá dar viagens de graça para quem for doar sangue em algumas cidades do Brasil.


Doação sem preconceito
Mesmo com a aprovação da mudança na lei que impedia homens gays e mulheres transsexuais de doarem sangue, a Anvisa segue impedindo que esses grupos façam doações. Essa postura preconceituosa nos lembra a campanha Wasted Blood, ou Sangue Desperdiçado, que aponta para o absurdo que é o fato de que homossexuais declarados no Brasil não poderem por lei doar sangue.

Salve vidas!
Por mais que seja bastante simples, a doação de sangue tem o poder de salvar muitas vidas. Para incentivar voluntários, um serviço no Reino Unido informa doadores quando seu sangue salvar ou melhorar a vida de alguém que está hospitalizado. A iniciativa foi lançada durante o  Dia Mundial do Doador de Sangue e busca estimular pessoas a fazerem doações de forma regular. Já pensou que coisa mais linda receber uma mensagem avisando que você ajudou a salvar uma vida?

Doador tem meia-entrada

Em 2019, o Senado aprovou projeto que estende a meia-entrada aos doadores regulares de sangue. O usuário precisa comprovar ao menos três doações no período de um ano para garantir o benefício. Já dá para começar a doar e se preparar para quando o isolamento social terminar, hein?

Leia também: 

Doe sangue e ganhe arte
Na época de Carnaval os estoques dos hemocentros vivem seus piores momentos com baixíssimos estoques. Pensando nisso, o artista Rodrigo Cordeiro fez uma campanha linda em 2018. Ele é doador de sangue há muitos anos e, neste ano ele decidiu incentivar doações oferecendo prints de artes feitas por ele para quem doar sangue em qualquer hemocentro.

Uma campanha bem atual que incentiva as doações de sangue está acontecendo no Facebook. A ferramenta Doações de Sangue permite que encontre solicitações para doar pertinho de você. Os pedidos vêm diretamente de hemocentros em áreas que estão precisando voluntários com urgência. Se você tiver entre 18 e 65, poderá ver informações sobre Doações de Sangue no Feed de Notícias.

Curtiu as iniciativas? Então se inspire a criar a sua e, claro a doar sangue sempre que possível. Para saber mais sobre como e por que doar sangue durante a pandemia do coronavírus, acesse o Minha Vida. Para outros conteúdos sobre doação, veja o guia especial do portal.

Publicidade


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Amigos com apenas 2% de chances de vida recriam foto do 1º dia de escola 18 anos depois