Inspiração

A Lagoa Azul: 5 fatos curiosos sobre o filme que completa 40 anos e marcou gerações

Redação Hypeness - 15/06/2020 | Atualizada em - 14/06/2020

Se você é um millennial, é bem provável que seus primeiros contatos com nudez envolvam Brooke Shields e Christopher Atkins nadando pelados em plena Sessão da Tarde.

Na época em que passava na televisão, “A Lagoa Azul” já não era exatamente novo. A história dos primos ingleses Richard e Emmeline que sobrevivem a um naufrágio no Oceano Pacífico e vão parar em uma ilha deserta quando crianças já se tornou um verdadeiro clássico e completa este ano seu 40º aniversário.

Como aquele tio que adora relembrar nossas piores histórias de infância, resolvemos aproveitar a data para resgatar cinco curiosidades sobre o longa. Vem ver!

1. Brooke Shields tinha 14 anos

De acordo com o Mega Curioso, Brooke Shields tinha só 14 anos quando as cenas foram gravadas. Como o enredo envolve necessariamente muito corpo à mostra (afinal, são duas crianças perdidas em uma ilha deserta), a produção precisou encontrar uma maneira de expor o corpo da menor de idade “na medida”.

Como? Eles simplesmente grudaram o cabelo da atriz no corpo, para que os seios da adolescente não ficassem à mostra durante todas as filmagens. Para driblar as cenas mais sensuais que aparecem na tela, foi usada uma dublê de corpo.

2. Ilha deserta

O orçamento de US$4,5 milhões permitiu que o diretor Randal Kleiser cometesse algumas extravagâncias, como buscar uma ilha realmente deserta, para conferir autenticidade às cenas. Assim, o romance adolescente foi gravado na ilha Turtle, em Fiji. Na época, o local não contava com estradas, água encanada ou fontes de eletricidade, como detalha a revista Rolling Stone.

3. Galã esquecido

Enquanto Brooke Shields segue atuando, o galã Christopher Atkins fez seu primeiro e único papel relevante. De acordo com o site Aventuras na História, ele teria sido indicado por um amigo para viver Richard na trama por sua familiaridade com o ambiente praiano, pois era instrutor de vela.

Mesmo tendo sido indicado ao Globo de Ouro na categoria Revelação, sua carreira não decolou. Hoje, o ex-ator comanda uma empresa de instalação de piscinas de luxo.

– Me beija.
– Mas você tá todo pegajoso.

4. Romance no ar (e fora dele também)

O diretor Randal Kleiser queria que o romance entre os dois personagens fosse realista. Para isso, ele planejou que Christopher, com 18 anos, se apaixonasse por Brooke Shields, de 14, colocando uma foto da atriz sobre a cama do jovem. A ideia funcionou e os dois chegaram a viver um curto romance atrás das câmeras.

5. Descobertas científicas

Uma iguana que aparece em algumas cenas do filme intrigou cientistas. Após assistir “A Lagoa Azul” nos cinemas, o herpetologista John Gibbons ficou intrigado com o animal. Ao revisar registros científicos, percebeu que ele ainda não havia sido catalogado.

O pesquisador então foi à Fiji para comprovar que se tratava de uma nova espécie e descobriu que sim. Graças ao filme, a Iguana-de-crista-de-fiji (Brachylophus vitiensis) foi catalogada por Gibbons em 1981.

Publicidade

Fotos: Reprodução "A Lagoa Azul", exceto quando especificado


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Galvão Bueno não se aguenta e quase ‘infarta’ em narração da prata de Rebeca Andrade