A expressão “tá de chico?” é bastante comum entre os brasileiros e é usada para se referir ao ciclo menstrual das mulheres. Apesar de estar na boca do povo, poucas pessoas sabem seu real significado. Que aliás não é nada bom.
“Tá de Chico?”
Ao contrário do que se pensa, o uso da frase não faz alusão ao nome Francisco. Na verdade, no português falado em Portugal, Chico é sinônimo de “porco”, daí o advento da palavra “chiqueiro”.

A menstruação é a conexão da mulher com o sagrado
Mas qual a conexão com a menstruação? A ligação vem de um época em que o período menstrual era considerado sujo e visto como um impedimento para as relações sexuais. Para compreender melhor, é só pensar em um mundo governado pela Igreja Católica, que entre outros dogmas enxerga a mulher como uma reprodutora.
Contrapondo esta interpretação preconceituosa e que ainda persiste em alguns setores da sociedade, o coletivo Tecelãs da Lua fez uma publicação exaltando os significados da menstruação.
NOSSA LUA INTERIOR, O SANGUE MAIS TABU QUE EXISTE
“O sangue menstrual é o único sangue produzido sem feridas, sem guerras e ainda assim é o mais indesejado. O sangrado é um momento muito importante de limpeza da mulher, tanto emocional, como do próprio útero e canal vaginal. O sangue regula o Ph e a flora do nosso jardim. Ao deixar escorrer livremente, estamos deixando ir todas as preocupações de um ciclo, é um momento de renovação e introspecção. Por que não escutar o próprio corpo e nos dar esses momentos de presente? Parar de cuidar do mundo e cuidar só de uma pessoa: nós mesmas.
Ainda temos muito que trabalhar para desmistificar e aceitar a nossa lua, o nosso sangrado que é sim, sagrado.”
"TÁ DE CHICO?""Não tem nenhum Francisco envolvido nisso. Chico, em português de Portugal, é sinônimo de “porco” – daí…
Posted by Tecelãs da Lua on Saturday, March 3, 2018