Agenda Hypeness

Agenda Hype em casa: lives, papos e músicas do São João ao Orgulho LGBT

por: Gabriela Rassy

Nesta 15ª semana de quarentena estamos animades! Começando no São João e terminando no Dia do Orgulho LGBT, a agenda chega recheada de diversidade. Os destaques juninos ficam com as lives de Simone e Simaria, Mestrinho, Trio Virgulino e Alceu Valença. Já a celebração LGBTQI+ ganha festa com live de Pabllo Vittar, Daniela Mercury, festival Orgulho Incancelável com Batekoo e shows babadeiros e lançamentos d’As Bahias e a Cozinha Mineira, além da maravilhosa Potyguara Bardo.

Vem na minha!

#shows

São João de Campina Grande | YouTube 
Terça, 17h
Além das apresentações de Elba Ramalho, Walkyria Santos, Eliane, Luka Bass, Gitana Pimentel e Biliu de Campina, também vai ser contada uma parte da história dos 37 anos do São João de Campina Grande, com temas como quadrilhas, gastronomia e a preparação do Parque do Povo para os shows em outubro.

https://www.youtube.com/watch?v=pmYs48yRNV0

Mestrinho | YouTube
Terça, 20h
É forró que vocês querem? Então tomeee! Já vai preparando seu parceiro, parceira ou sua vassourinha pra dançar muito porque vi rolar Arraiá do Mestrinho!

Trio Virgulino | YouTube 
Quarta, 19h
O trio forrozeiro mais querido do Brasil celebra o São João e seus 40 anos de carreira no projeto #sescaovivo.

Chambinho do Acordeon LIVE Lá no meu pé de serra | YouTube
Quarta, 19h
Forrózão pé de serra com Chambinho acompanhado de Marcelo na Zabumba, David Simplicio no Violão e Valdécio Triangulo.

Limão com Mel | YouTube
Quarta, 20h
O Arraiá da Limão vai ser lindo demais! Chama todo mundo pra dançar forró e curtir a noite de São João.

Festival São João | YouTube
Quinta, 20h
O #FestivalSãoJoãoLive traz Elba Ramalho, Dorgival Dantas, Solange Almeida e Preta Gil para levar o clima das festas juninas para dentro da sua casa. Vai ter muita música, balancê, humor, conversê e até comidas típicas feitas pelos próprios artistas durante a live – tudo direto da casa deles.

https://www.youtube.com/watch?v=5BEsIkjp6FE

Letrux | YouTube 
Sexta, 19h
O show Na Cama com Letrux chega com tudo no projeto #sescaovivo.

Festa do Gil | YouTube
Sexta, 20h
Vai ter live do Gilberto Gil em comemoração ao seu aniversário de 78 anos, com os sucessos da carreira do cantor.

São João do Alceu | @pipoca.co
Quinta a domingo
O evento inclui uma sala virtual especial onde o público poderá ver e ser visto pelo próprio cantor, que vai interagir com os fãs como se estivesse fisicamente diante deles. Na sexta, 26, a partir das 20h, a transmissão acontece em Caruaru, a chamada capital do forró, cidade onde tradicionalmente acontece um dos principais eventos de São João do país. O drone da Pipoca nos transporta de Caruaru para Olinda no sábado, 27, a partir das 16h. No domingo, dia 28, nosso drone atravessa o país até pousar na casa de Alceu, no Rio de Janeiro, para a live do dono da festa. E tome xote, baião, toada e embolada entre os grandes sucessos do cantor – Coração Bobo, Cabelo no Pente, Táxi Lunar, Embolada do Tempo, Anunciação, Belle de Jour, Tropicana – além dos clássicos de Luiz Gonzaga, como Pagode Russo, Vem Morena, Baião, Sabiá, que não podem ficar de fora quando o tema é São João.

Tereza Cristina | YouTube
Sábado, 15h
A live mais amada do Instagram agora acontece no YouTube com direito a muita música e a simpatia da Tete.

Simone e Simaria | YouTube
Sábado, 16h30
Uma live junina para celebrar o São João em grande estilo com muita música e atividades juninas para fazer em casa com a família.

Skank | YouTube
Sábado, 19h
Pela primeira vez na carreira, a banda se apresenta no formato Quarteto Acústico, com repertório especial.

Barões da Pisadinha | YouTube
Sábado, 20h
Arraiá do Filtr Brasil com show ao vivo d’os Barões da Pisadinha nessa semana mais que animada!

Orgulho Incancelável | YouTube da BATEKOO
Domingo, 15h
Serão mais de seis horas de programação ininterruptas, trazendo talks, oficinas de dança, DJ sets, show da cantora Bia Ferreira e encerrando com o show de As Bahias e a Cozinha Mineira, que também será exibido através do YouTube oficial do trio. Nomes como Kiara Felippe, Fresh Prince da Bahia, Mirands também farão parte do line-up. Para quem quiser ajudar de outra forma, a garrafa de Absolut Rainbow também terá parte de suas vendas revertidas para a Casa 1. Elas estarão disponíveis na plataforma Drinks&Clubs para compra.

Pride With Pabllo and Friends | YouTube
Domingo, 17h
No dia que celebramos o Orgulho LGBT, a deusa Pabllo faz uma apresentação babadeira arrecadando fundos para a ONG The Trevor Project, que trabalha na prevenção do suicídio entre jovens gays, lésbicas, bissexuais e queers. Os convidados são Thalía, AlunaGeorge, Diplo, Lauren Jauregui, Tove Lo, Sofi Tukker, ALMA, Benito Skinner, Betty Who, Big Freedia, Camilo, Benito Skinner, Betty Who, Big Freedia, Camilo, Lil Miquela, Madame Gandhi, Paloma Mami, Pedro Capo, Princess Nokia, Pussy Riot, Rina Sawayama,Tito Rey, Yaeji, além da brasileira Urias.

Live do Orgulho com Daniela Mercury | YouTube
Domingo, 18h
Uma Live para celebrar a diversidade e o orgulho de ser quem somos. Uma live para falar de liberdade. A cantora Daniela Mercury fará um grande show no dia que se comemora os 51 anos da Revolta de Stonewall, dia 28 de junho. Diretamente da casa dela, em Salvador, a artista promete muitas surpresas e muita alegria!

Milton Nascimento | YouTube
Domingo, 18h30
A música é sempre um caminho para acalmar o coração. Milton está com saudade de cantar e neste domingo faz sua primeira live.

Tom Zé | YouTube 
Domingo, 19h
Atração do festival CulturaEmCasa, o cantor abre as portas de sua residência e apresenta músicas como “Augusta”, “Angélica e Consolação”,  “USP versus GV”.

Magnificos | YouTube
Domingo, 20h
Uma live junina especial para fechar o fim de semana com a energia lá no alto.

#festas

Megaritz | Zoom
Sexta, 20h
O maravilhoso Patrick Tor4 lança as braba em mais uma noite de sexta-feira. Separa o drink e a água por que como ele mesmo diz “a festa é virtual, mas a ressaca é real”.

Tela Plana – O Brasil é Nosso | Zoom
Sexta, 22h
Festona de todas as sextas, dessa vez com VJ Grazzi, DJs Ops, Odara, Lia Macedo, Rodrigo Bento e Laiooo.

Calefação Tropicaos | Zoom
Sábado, 21h
Djs PG (em SP), Pita Uchôa (em Recife-PE), Dj Tauí (em SP) e Volatille (em Piri Piri – Piauí)! A entrada vai de 0 a R$30. Fortaleça o projeto seja com o trocado da feira ou com sua presença virtual!

#PapoReto

As Minas no Funk | @chavosodausp
Terça, 20h

View this post on Instagram

O funk é um estilo musical bastante discrimianado, como todo mundo sabe, e os motivos desse preconceito são vários. Pra mim, é bem claro que o maior deles é aonde e por quem esse estilo musical é produzido: na favela, por pessoas pretas e pobres. Pra muitas pessoas, o funk "faz apologia à criminalidade, ao uso de drogas e ao machismo". Essas pessoas acham que todos os funkeiros ou são criminosos ou são pessoas muito ignorantes, mas na real é totalmente possível ser estudioso, ser acadêmico, universitário e gostar de funk, e além disso, viver nesse meio, dentro dessa cultura. Uma coisa que me perguntam muito é "como você pode gostar de funk sendo um estilo musical tão machista?". Eu discordo dessa afirmação de que o funk é, em si, machista, e quando você tenta analisar essa cultura estando de fora dela, é comum que você dê significados errados pra determinadas palavras, práticas, músicas etc.. E apesar de eu viver nesse meio e ainda ser sociólogo em formação, não sou mulher. Não vou me atrever a falar o quanto alguma coisa é ofensiva ou não, se ela não me afeta. Justamente por isso eu convidei uma mulher, parcerona minha, a Fernanda (@correrua_ ), que mora no Grajaú, é formada, frequenta baile há muitos anos e escreve reportagens sobre o funk. A gente vai conversar sobre a presença das mulheres no funk, como se sentem, qual o significado do funk, das letras na vida delas e quem são as minas que tão aí ganhando destaque nesse meio. Muito importante falar sobre isso pra quebrar alguns pensamentos elitistas e academicistas que ouço, como o de que as minas que frequentam bailes "são ignorantes" e "aceitam sofrer machismo" pq "são alienadas". Vamos ver o que uma mulher que vive no meio do funk tem a dizer sobre isso. Amanhã, terça-feira, 20h aqui no meu insta. (Deixei aqui também uma reportagem escrita pela Fe onde ela fala um pouco do assunto. O link tá no meu story)

A post shared by Thiago Torres 🎭 (@chavosodausp) on

Drauzio Varella e Mano Brown | YouTube
Quarta, 18h

#lançamentos

Potyguara Bardo | Curupira
A cantora e compositora Potyguara Bardo está de volta com mais uma composição inédita. A compõe o projeto Comédia Romântica (2020).

As Bahias E A Cozinha Mineira | Nosso Apartamento
A faixa doce e delicada ganhou um videoclipe gravado durante a atual quarentena do coronavírus, dentro da casa de cada integrante.

Joe Sujera e Thiago Ticana
o rapper Joe Sujera e o guitarrista Thiago Ticana formam uma parceria no single-clipe “Pois é”, o primeiro de uma série de composições que eles lançaram juntos este ano. Na sonoridade, a bossa nova encontra o rap numa canção suave e direta, que no clipe é traduzida com imagens bem humoradas de um cotidiano durante a quarentena.

Francisco, el Hombre | Despedida
Os versos iniciais da nova música da Francisco, el Hombre traduzem a mensagem que Mateo Piracés-Ugarte, Juliana Strassacapa, Sebastián Piracés-Ugarte e Andrei Kozyreff querem que o baixista Rafael Gomes leve com ele. Após uma jornada de seis anos e meio juntos, Gomes decidiu anunciar a sua saída da banda. Intitulada “Despedida”, a faixa é um presente para o, agora, ex-integrante do grupo, mas também diz muito sobre a reflexão que a partida dele trouxe para cada um.

#filmes

Série Cinema #emcasacomsesc | cinema em casa
A partir de quinta-feira, 25, a plataforma Sesc Digital disponibiliza clássico dos anos 70 de Luchino Visconti, além do poético Paterson, com Adam Driver, e duas produções brasileiras, o documentário “Vou Rifar Meu Coração” e a ficção infantil “Corda Bamba – História de Uma Menina Equilibrista”.

Ciclo de Cinema e Psicanálise ao vivo – História de um casamento
Terça-feira, 20h
A cada edição, o programa traz um longa-metragem (ficcional ou documental) seguido de debate com um jornalista e um psicanalista convidado. Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida. Nesta edição, o tema do debate é o longa História de um casamento, dirigido por Noah Baumbach, e produção da Netflix, apontado como um dos melhores filmes de 2019. O debate ao vivo acontece no canal do MIS no Youtube, por Giselle Câmara Groeninga, psicóloga e doutora em Direito Civil, e João Pereira Coutinho, escritor, jornalista e colunista da Folha de S.Paulo. A mediação fica por conta de Luciana Saddi, diretora de cultura e comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.

Bate-papo de Cinema Pontos MIS | São Paulo em Hi-Fi
Sábado, 16h – inscrição aqui a partir de quinta!
O programa, que traz uma sessão de cinema online seguida por bate-papo ao vivo no canal do MIS no YouTube, traz uma programação especial durante todo o mês de junho. Em comemoração ao Dia do Cinema Nacional, todos os sábados do mês ganham sessão de filmes consagrados brasileiros seguidos por debate com especialistas ao vivo. Nesta semana, em parceria com a SPCine Play, o longa São Paulo em Hi-Fi (2013, Brasil, documentário, 101 min, classificação indicativa: 16 anos), de Luffe Steffen, ganha sessão e debate ao vivo com convidados especiais. Participam da conversa, que tem  mediação de Cássio Starling (pesquisador, professor e crítico de cinema),  o diretor do filme Lufe Steffen  e Paolla Berklyn-Paulo Cesar, agente cineclubista da SP Cine, arte educadxr e artista.

Minhas Famílias
Casado e com filhos nos EUA, um cineasta gay documenta o processo de aceitação de sua homossexualidade por sua tradicional família chinesa. O documentário está disponível na Netflix.

Boy Erased
O jovem Jared, de apenas 19 anos, mora em uma pequena cidade conservadora do Arkansas. Ele é gay e filho de um pastor da Igreja Batista. Em um certo momento de sua vida, Jared é confrontado pela família e precisa escolher entre arriscar perdê-la ou entrar em um programa de terapia que busca tentar “curar” sua homossexualidade.

#séries

Please Like Me
Após ser dispensado pela namorada, Josh sai do armário, passa a noite com um conhecido e volta para a casa da mãe.

Crônicas de São Francisco
Depois de muito tempo, Mary Ann Singleton volta a San Francisco e se reúne à comunidade dos moradores de 28 Barbary Lane.

Hollywood
Em Hollywood, após a Segunda Guerra, um ambicioso grupo de cineastas e atores faz de tudo para realizar seus sonhos de fama e sucesso.

#visuais

Cristo abençoador na Semana do MASP | @maps
Quarta, 16h; Quinta, 18h
A obra será tema do projeto semanal “Diálogos no acervo” na quarta. São apresentadas obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica. Já na quinta, para marcar o mês do orgulho LGBT+, o MASP promove uma live com Dannyele Cavalcante, recepcionista do museu, e Tomás Toledo, curador-chefe. Dannyele irá contar sobre a experiência de ser mulher transexual no Brasil e eles irão discutir as ações do museu para se tornar cada vez mais diverso, inclusivo e plural.

#dança

Corpo Só em Espaços Conjuntos
Quarta e sexta, 20h, quinta, 19h
O projeto “Corpo Só em Espaços Conjuntos” convida profissionais da Dança e alunos do Curso Técnico de Dança da Fundação das Artes para uma série de encontros com temas como “Teoria e Prática – O Corpo em Estudo”, “Dança e Música – duas linguagens em conversa”, “Experiências de Criação em Tempos de Pandemia”, entre outros.

View this post on Instagram

O próximo encontro “Corpo Só em Espaços Conjuntos” será com Dinho Gebara, Técnico em Música pela Fundação das Artes, com Licenciatura Plena em Música e Pós-graduação em Capacitação Docente em Música Brasileira, e Fabiana Villas Boas, Licenciada e Bacharel em Dança pela Unicamp, Especialista em Dança e Consciência Corporal pela USCS. Uma conversa sobre como as linguagens Dança e Música podem dialogar. A transmissão acontece pelo instagram da Fundação das Artes. Participe! As inscrições para o próximo semestre acontecerão de forma remota e vão até 28 de junho. Participe do Processo Seletivo Simplificado através do site: www.fascs.com.br. Junte-se a nós! #fascs52anos

A post shared by Fundação das Artes de SCS (@fundacaodasartes) on

#cursos

Minicurso: “Racismo e Mídia no Brasil: uma abordagem semiótica”
11 e 12 de julho, das 14h às 16h
Investimento: R$ 50
Inscrições aqui
A proposta é uma iniciativa dos jornalistas Bruna Rocha e Cássio Santana, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O minicurso tem o objetivo de fornecer, de maneira introdutória, instrumental teórico-metodológico para a análise de discursos midiáticos a partir de uma perspectiva antirracista. Tomando como ponto de partida uma discussão sobre noções gerais de Semiótica, estudos da imagem e Análise do Discurso, pretende-se fomentar um olhar crítico sobre a dimensão racializada dos produtos midiáticos.

#gastonomia

Combo Pride no Juicy Burger
Em homenagem ao Orgulho Gay e à causa LGBTQIA+, a Juicy Burger criou o ‘Combo Pride’. Entre os dias 24 e 28 de junho, os pães estarão com cores que remetem à bandeira do Orgulho LGBTQIA+. E mais: a hamburgueria vai doar R$10 de cada venda feita do Combo Pride exclusivamente no dia 28, Dia do Orgulho Gay, para a Casa Florescer, Centro de Acolhida Especial para Mulheres Transexuais, localizada no bairro do Bom Retiro, no centro de São Paulo. A ação ainda conta com a parceria da Coca-Cola e McCain.

 

Publicidade


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Banksy perde direitos de uma de suas obras mais famosas por omitir identidade no tribunal