Ciência

Alunos da rede pública de SP concorrem a premiação na Suécia

por: Redação Hypeness

Estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Irmã Agostina, localizada em São Paulo, vão representar o Brasil no Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, na Suécia. Com um projeto que utiliza a pectina da laranja para o tratamento da água, os jovens venceram a etapa nacional da competição, realizada no início do mês pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

O trabalho vencedor, apresentado pelos alunos Daniel Santos e Iago Martins, leva o título de “Atividade biofloculante da pectina extraída da casca da laranja para tratamento de efluentes líquidos”. Estudantes do curso técnico de Química, eles desenvolveram uma proposta natural para substituir os produtos tóxicos normalmente usados para eliminar a turbidez da água.

Orientado pelo professor Alexandre Barros, o projeto passou por duas avaliações antes de conquistar o prêmio. A primeira delas foi uma sabatina com jurados, no dia 30 de maio. Passada essa etapa, foi realizada a apresentação final, com transmissão online ao vivo. Esta fase consistiu em avaliações sobre relevância do tema, metodologia, conhecimentos sobre o assunto, entre outros quesitos que fizeram com que os jovens se destacassem.

A etapa internacional do prêmio ocorre durante a Semana Internacional da Água em Estocolmo. Este ano, devido à pandemia de coronavírus, a competição será realizada online entre os dias 11 e 14 de agosto, com transmissão ao vivo.

Publicidade

Foto em destaque: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Falta de seringas para vacina contra coronavírus é risco apontado pela UE