Inspiração

Antílopes africanos com chifre em espiral parecem saídos de um conto de fadas

Gabriela Glette - 22/06/2020

Presentes em livros infantis, filmes de fantasia e contos de fadas, o antílope com chifre em espiral – conhecido como kudu, está longe de ser uma lenda. Nativo do leste e do sul da África, este incrível animal da floresta costuma ser protegido em diversos países e pode ser encontrado em grande número em reservas, como o conhecido Parque Nacional Kruger.

antílope de chifre em espiral 1

Herbívoro, ele passa grande parte do tempo procurando por brotos e folhas, apesar de ser uma das maiores espécies de antílopes. Assim como em todas as outras espécies da natureza, são apenas os machos que possuem o chifre em espiral. Os chifres começam a crescer quando ele tem entre seis e 12 meses de idade e atingem seu comprimento máximo quando o antílope completa 6 anos.

antílope de chifre em espiral 2

Apesar de grandioso, e mesmo que esses chifres possam causar danos nas pessoas, o kudu não costuma ser um animal agressivo. Ocasionalmente, os machos entram em uma briga, principalmente se forem do mesmo tamanho e estatura. Na maioria das vezes o menor acaba recuando, mas nos raros casos em que ninguém recua, eles podem realmente brigar até a morte.

antílope de chifre em espiral 3

Os kudus gostam de espaços amplos e abertos e suas listras os ajudam a se misturar à vegetação. Quando precisam esconder-se de algum predador em potencial, eles ficam completamente imóveis mesmo sob o sol escaldante, pelo tempo que precisarem. E é justamente esta paciência que os protege de seus principais predadores, os leões e hienas-malhadas. Como não são tão rápidos quanto as outras espécies de antílopes, precisam se virar de outra maneira, não é mesmo?

antílope de chifre em espiral 4

Os machos gostam de viver solitários, embora quando solteiros possam viver em pequenos grupos. Esta é a característica que os difere das fêmeas, que preferem formar pequenos grupos de 3 a 10 junto de seus filhotes. Agora que você conhece mais sobre esta espécie apaixonante, saiba que embora o kudu não seja considerado ameaçado, existem inúmeras preocupações sobre esta espécie. Isto porque, assim como acontece com muitos animais, seu habitat está sendo destruído à medida que as pessoas o transformam em terras agrícolas.

antílope de chifre em espiral 5

Publicidade

Fotos: Getty Images


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.