Sustentabilidade

Aprenda a fazer um irrigador solar automático com materiais reaproveitados

por: Gabriela Glette

Irrigadores automáticos em hortas e jardins são excelentes opções àqueles que não têm tempo para manter seus canteiros, mas exigem cuidado já que podem desperdiçar muita água e gastar mais energia do que o necessário. Mas saiba que a solução pode ser muito mais simples e barata do que você imaginou, já que qualquer um pode construir um irrigador automático solar com materiais reaproveitados.

irrigador automático materiais reciclados 3

A engenhoca pode beneficiar pequenos produtores e jardineiros e foi criada pelo físico Washington Luiz de Barros Melo. Eficaz, o equipamento trabalha a partir da técnica de gotejamento baseado em um princípio simples da termodinâmica: a expansão do ar quando aquecido.

irrigador automático materiais reciclados 1

Pesquisador da Embrapa Instrumentação (SP), Melo usa garrafas de plástico usadas e aproveita esta propriedade para utilizar o ar como uma bomba que pressiona a água para a irrigação. De acordo com ele, “Funciona tão bem que se você sombrear a garrafa, o gotejamento para, e, ao deixar o sol bater novamente, a água volta a gotejar”, explica.

Como funciona

Uma garrafa de material rígido pintada de preto é emborcada sobre outra garrafa contendo água. Desta maneira, quando o sol incide sobre a garrafa escura, o calor aquece o ar em seu interior que, ao se expandir, empurra a água do recipiente de baixo e a expulsa por uma mangueira fina para gotejar na plantação.

irrigador automático materiais reciclados 2

Assim, a garrafa rígida desempenha a função de caixa d’água para manter abastecida a garrafa do gotejamento, e um recipiente maior conectado à garrafa-caixa-d’água armazena um volume maior de água que será usado por todo o sistema.

Os tubos que interligam as garrafas podem ser aqueles de soro hospitalar, mas o inventor diz que já usou  capas de fios elétricos, retirou os fios de cobre de dentro e funcionou normalmente. Para quem tem a intenção de fazer o irrigador em casa, o físico alerta para o maior desafio, que segundo ele é a vedação. Para o funcionamento do sistema é necessário que as três primeiras garrafas estejam fechadas hermeticamente. “Isso pode ser obtido com adesivos plásticos, mas exige uma aplicação minuciosa”, ensina.

Clique aqui para acessar o passo a passo do projeto.

Publicidade

Foto 1: Unsplash

Fotos 2 e 3: Washington Luiz de Barros Melo


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Incêndio que destruiu quase 30 mil hectares do Pantanal começou em grandes fazendas, diz PF