Sustentabilidade

Aquecimento global faz Ártico ferver e Sibéria registra quase 40 graus

por: Redação Hypeness

É mesmo difícil de acreditar, mas essa imagem é da Sibéria, na Rússia. Isso mesmo: de um lugar que é sinônimo de frio e paisagens brancas por causa da neve. Uma onda de calor estranha vem assolando a maior parte do Ártico há semanas, mas bateu recordes neste sábado (20), quando a temperatura atingiu 38 graus Celsius em uma das regiões mais setentrionais do país.

Sibéria arde com calor de quase 40 graus

– Alasca remove ‘ônibus mágico’ abandonado famoso pelo filme ‘Natureza Selvagem’

Os relatos desse calor rapidamente se espalharam pela internet, compartilhados por meteorologistas de todo o mundo e até mesmo pela ativista sueca Greta Thunberg. Embora o recorde ainda precise ser verificado, essa é provavelmente a maior temperatura já registrada ao norte do Círculo Ártico, como apontou o meteorologista da CBS Jeff Berardelli no Twitter. 

O ano passado foi o mais quente da Rússia, porém 2020 já parece estar pronto para superar a marca. No mês passado, a Sibéria relatou temperaturas quase 4 graus acima do normal para esta época do ano. Além disso, partes da região pegaram fogo.

– Dia da Terra: Greta Thunberg associa luta contra coronavírus ao aquecimento global

Verkhoyansk, que abriga pouco mais de 1.000 pessoas, também detém o recorde de onde você pode encontrar as maiores variações de temperatura da Terra. Na noite de sábado (20), o tempo esfriou para cerca de 26 graus Celsius – porém, a região é conhecida por ter temperaturas bem abaixo de zero, com os recordes de frio chegando a -67 graus Celsius. No mês passado, a extensão de gelo marinho atingiu o nível mais baixo já registrado em maio.

– Relatório da ONU reafirma que consumo de carne ajuda no aquecimento global

O calor histórico deste fim de semana é mais uma má notícia sobre o Ártico, já que a região continua a ser assolada pelos impactos das mudanças climáticas. 

Publicidade

Foto: Rostislav Netisov/Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Refugiados e agricultores da zona sul de São Paulo se unem para alimentar comunidades vulneráveis