Design

Arquitetos lançam projeto que transforma ônibus em hospitais móveis em parceria com a USP

por: Gabriela Glette

Com o sistema de saúde de diversos estados brasileiros atuando no limite devido à pandemia do coronavírus, muitas ideias inovadoras estão surgindo com o objetivo de não colapsar ainda mais a saúde pública. Um deles é o Ônibus de Saúde Imediata (O-SI), projeto inédito que transformará 4,8 mil ônibus em desuso em hospitais móveis. De rápida implantação e grande alcance, eles prestarão atendimento de saúde primário e ainda oferecerão emprego para centenas de brasileiros desempregados.

ônibus de saúde móvel 1

Criado pelo escritório Democratic Architects, em parceria com alunos da USP – Universidade de São Paulo e consultoria de profissionais do Hospital São Paulo, a iniciativa é sustentável e ainda levará atendimento médico à áreas isoladas. No entanto, o foco é atender pessoas não contaminadas, mas que ainda assim precisam de atendimento. Hoje, como os hospitais estão dando prioridade aos pacientes com Covid, muita gente está deixando de procurar ajuda por medo da contaminação.

ônibus de saúde móvel 2

“Um dos efeitos indiretos decorrentes da atual pandemia é a diminuição da ida a hospitais e UPAs por parte da população, devido ao medo do contágio por COVID-19, podendo isto acarretar inúmeras complicações à saúde. Desta forma, direcionamos nosso projeto de forma a criar uma nova opção de unidade básica de saúde para aliviar o sistema e também oferecer um espaço seguro onde pacientes com outros problemas possam ir sem medo de se contaminar”, explica Andre Zanolla, à frente do projeto.

ônibus de saúde móvel 3

Seguindo este princípio, o O-SI irá oferecer uma opção segura de atendimento preliminar e tratamento de doenças comuns durante e depois da pandemia de COVID-19. Por ser um equipamento de saúde de atendimento primário e móvel, a expectativa é de que ele terá um grande alcance.

A transformação

O projeto irá destinar 4.800 veículos de transporte coletivo, recentemente retirados da frota da cidade de São Paulo. Todos os veículos serão adaptados para uso clínico, com foco em telemedicina, permitindo uma maior flexibilidade e menor custo de operação.

ônibus de saúde móvel 4

Engana-se quem pensa que a iniciativa irá acabar com o fim da pandemia. O objetivo é ampliar ainda mais o projeto e utilizá-lo como sistema de triagem de doentes, reduzindo custos para o sistema de saúde e democratizando o acesso universal à saúde e o atendimento de qualidade. Atualmente na fase final de detalhamento, o primeiro protótipo funcional entrará em operação dentro de um mês.

ônibus de saúde móvel 5

Publicidade

Fotos: divulgação


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Para driblar a quarentena, família encomenda pub no jardim de casa e resultado impressiona