Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Com o sistema de saúde de diversos estados brasileiros atuando no limite devido à pandemia do coronavírus, muitas ideias inovadoras estão surgindo com o objetivo de não colapsar ainda mais a saúde pública. Um deles é o Ônibus de Saúde Imediata (O-SI), projeto inédito que transformará 4,8 mil ônibus em desuso em hospitais móveis. De rápida implantação e grande alcance, eles prestarão atendimento de saúde primário e ainda oferecerão emprego para centenas de brasileiros desempregados.
Criado pelo escritório Democratic Architects, em parceria com alunos da USP – Universidade de São Paulo e consultoria de profissionais do Hospital São Paulo, a iniciativa é sustentável e ainda levará atendimento médico à áreas isoladas. No entanto, o foco é atender pessoas não contaminadas, mas que ainda assim precisam de atendimento. Hoje, como os hospitais estão dando prioridade aos pacientes com Covid, muita gente está deixando de procurar ajuda por medo da contaminação.
“Um dos efeitos indiretos decorrentes da atual pandemia é a diminuição da ida a hospitais e UPAs por parte da população, devido ao medo do contágio por COVID-19, podendo isto acarretar inúmeras complicações à saúde. Desta forma, direcionamos nosso projeto de forma a criar uma nova opção de unidade básica de saúde para aliviar o sistema e também oferecer um espaço seguro onde pacientes com outros problemas possam ir sem medo de se contaminar”, explica Andre Zanolla, à frente do projeto.
Seguindo este princípio, o O-SI irá oferecer uma opção segura de atendimento preliminar e tratamento de doenças comuns durante e depois da pandemia de COVID-19. Por ser um equipamento de saúde de atendimento primário e móvel, a expectativa é de que ele terá um grande alcance.
O projeto irá destinar 4.800 veículos de transporte coletivo, recentemente retirados da frota da cidade de São Paulo. Todos os veículos serão adaptados para uso clínico, com foco em telemedicina, permitindo uma maior flexibilidade e menor custo de operação.
Engana-se quem pensa que a iniciativa irá acabar com o fim da pandemia. O objetivo é ampliar ainda mais o projeto e utilizá-lo como sistema de triagem de doentes, reduzindo custos para o sistema de saúde e democratizando o acesso universal à saúde e o atendimento de qualidade. Atualmente na fase final de detalhamento, o primeiro protótipo funcional entrará em operação dentro de um mês.
Publicidade
Muito bacana a forma que André Fidusi encontrou para contar história das copas - através de posters minimalistas....
Adoramos a ideia dessa bolinha, chamada de Rogz Grinz, criada pelo designer sul-africano Porky Hefer. Além da função...
A parceria entre o jogador de basquete Kyrie Irving e a Nike já havia lançado dois tênis especiais - um chamado...
Vai ajudá-lo no trabalho, nos esportes ou em qualquer outra atividade. Melon, uma fita para colocar na cabeça, é um...
Irma Gruenholz é uma designer gráfica e ilustradora nascida em Madri, na Espanha, que trabalhou na capital como...
Filha de uma tradicional família de criadores de tapetes, a artesã argentina Alexandra Kehayoglou decidiu seguir sua...
O pessoal do blog Single Grain criou esse infográfico de como nossas vidas seriam se o Google não existisse. Isso...
Nós constantemente nos colocamos frente a desafios para crescermos como pessoas e profissionais. O passatempo do...
Nunca a pergunta do clássico samba-enredo de 1978 da União da Ilha composto por João Sérgio fez tanto sentido, e de...